Página Inicial Notícia

SAÚDE 05/06/2019 Equipe de Franco da Rocha participa da 16ª edição do Torneio InterCaps

Equipe de Franco da Rocha participa da 16ª edição do Torneio InterCaps

A equipe de futsal do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS) e do Centro de Convivência (CECO) de Franco da Rocha participou na última sexta-feira (31), da 16ª edição do InterCaps.

O tradicional torneio de futebol, realizado desde os anos 1980, foi organizado no Parque Lagoa do Taquaral, na cidade de Campinas e contou com a participação de outros 14 municípios de São Paulo.

O evento acontece no mês de maio para lembrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 deste mês. A data marca o encontro dos trabalhadores da saúde mental, ocorrido em 1987, que resultou na reformulação do modelo de atenção à saúde mental, transferindo o foco do tratamento, que antes se concentrava na instituição hospitalar para uma rede de atenção psicossocial.

Segundo a gestora da unidade, Ana Paula Batagin Andreto, independente da competição, o evento foi marcado por muita diversão, inclusão das diferenças e encontros enriquecedores entre os CAPS. “O torneio trouxe mais autoestima e empoderamento aos atendidos, além de promover a inserção social e cultural para os frequentadores, mostrando como o esporte é terapêutico”, afirmou.


A educadora física do CAPS e do CECO, Débora Martins, acompanhou o grupo até Campinas e organizou uma caminhada para que eles pudessem relaxar após os jogos. No final todos participaram de um delicioso piquenique.

(Texto: Luana Nascimento - Foto: Equipe CAPS II)