GUARDA CIVIL MUNICIPAL 19/07/2019 Agentes da GCM resgatam ave ferida na Vila Olinda

Agentes da GCM resgatam ave ferida na Vila Olinda

Na manhã desta quarta-feira (17), dois agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) resgataram uma ave da espécie carcará em uma residência localizada no bairro Vila Olinda.

Após receberem um chamado dos moradores, o agente Fogaça e o inspetor Ronaldo se dirigiram até o local onde encontraram o carcará preso em uma linha de pipa "chilena". De uso proibido, o artefato feito com quartzo moído e óxido de alumínio é extremamente perigoso e chega a cortar quatro vezes mais do que a linha preparada com cerol.

Aparentemente adulto, o pássaro que estava com a asa machucada, foi capturado com o auxílio de luvas de proteção e encaminhado ao Depave (Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre). O departamento da prefeitura de São Paulo presta atendimento veterinário com suporte laboratorial aos animais silvestres e em seguida os encaminha de volta ao meio ambiente.

Elias Domingues, comandante da GCM, afirmou que é parte da rotina da corporação fazer o resgate desses animais. “Recebemos muitos chamados de moradores para esse tipo de ocorrência. Quando os animais não estão feridos nós encaminhamos para o parque do Juquery, onde há biólogos para examiná-los e devolverem à mata. Em caso de serpentes também enviamos, só que para o Instituto Butantã”, contou.

A GCM faz um apelo à população para que não utilize as linhas cortantes nas pipas, especialmente neste período de férias escolares. A fabricação e comercialização desses produtos é crime, eles danificam a rede elétrica e podem causar acidentes fatais, tanto para quem usa quanto para motociclistas, pedestres, crianças e animais.

(Texto: Luana Nascimento - Foto: Orlando Junior)