Página Inicial Notícia

TRÂNSITO 14/08/2019 Agentes de trânsito e GCMs participam de curso para atualização profissional

Agentes de trânsito e GCMs participam de curso para atualização profissional

A frota de veículos da cidade continua crescendo a cada ano, por isso é muito importante que os profissionais responsáveis pela fiscalização estejam sempre atualizados em relação às leis.

Pensando nisso a prefeitura, por meio da secretaria de transporte, trânsito e mobilidade urbana, proporcionou um curso de atualização profissional para os agentes da autoridade de trânsito, que acontece de 12 a 17 de agosto, no prédio da Guarda Civil Municipal (GCM).

O curso é previsto pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e é obrigatório para todos os municípios que se integraram ao sistema nacional de trânsito.

As aulas terão duração de 50 minutos cada, totalizando 48 horas ao final do curso, que tem como principal objetivo promover a formação dos agentes para atuarem na fiscalização e na operação do sistema com mais eficiência e agilidade.

Os alunos receberam uma apostila confeccionada pelo Centro de Estudo Avançados em Treinamento/Trânsito (CEAT) que ministra cursos por todo o Brasil, contendo todo o material utilizado nos dias de reciclagem, além de um código de trânsito brasileiro versão bolso, que auxiliará os agentes a realizarem o trabalho fundamentado na lei.

As aulas abrangem os temas sobre ética e cidadania, operação e fiscalização, e legislação de trânsito aplicada, além de vários exercícios práticos que garantirão a aplicação do teórico em vivências reais.

A capacitação será ministrada por diferentes especialistas da área, que trarão todo o conhecimento e experiências adquiridas, por meio de vivências, para serem compartilhadas com os alunos.


O tenente-coronel da reserva da polícia militar, advogado e especialista em direito de trânsito, constitucional e administrativo David de Oliveira, parabenizou o município pela iniciativa de manter a equipe sempre informada e preparada. “Franco da Rocha está de parabéns nessa questão de investir na formação e na especialização dos seus funcionários públicos. Apesar de ser uma obrigação legal, tem município que não costuma fazer na periodicidade que é recomendada que é de três em três anos”.

O vice-prefeito Dr Nivaldo, e o secretário de transporte, trânsito e mobilidade urbana Renelis Pedroso, estiveram presentes na abertura do curso para mostrarem aos profissionais a importância de um trabalho realizado com qualidade e transparência. “É necessário que os profissionais estejam bem treinados para evitar conflitos entre condutores e agentes. A última reciclagem já aconteceu há dois anos, então nesse período muita coisa já mudou, portanto se manter atualizado é essencial”, explicou o secretário.

(Texto e foto: Danielle Magalhães)