Página Inicial Notícia

INFRAESTRUTURA 29/08/2019 Pedidos de melhorias por meio do PPA Kids são atendidos e EMEB Palmiro Gaborim será reformada e ampliada

Pedidos de melhorias por meio do PPA Kids são atendidos e EMEB Palmiro Gaborim será reformada e ampliada

As crianças da EMEB Palmiro Gaborim receberam uma ótima notícia na última semana. A unidade que estudam, localizada no bairro Mato Dentro, será reformada e ampliada pela prefeitura.

O anúncio foi feito durante uma cerimônia realizada na última sexta-feira (23) que contou com a presença de autoridades municipais, dirigentes escolares, pais e responsáveis pelas crianças, além da presença dos pequeninos que serão beneficiados diretamente com a melhoria. veja fotos da atividade

Antes de contar o que seria feito na unidade aos presentes, foi apresentado para a turminha da escola o novo cão da Guarda Civil Municipal (GCM), cujo o nome ainda não foi definido, se será Juca ou Franco. As crianças gostaram mais de Juca e pediram ao prefeito em exercício, Dr. Nivaldo, que seja esse o nome do cãozinho que ajudará a garantir mais segurança ao município.


Falando sobre a obra em si, o primeiro a comentar sobre o investimento de R$ 2.033.518,20 a ser feito na unidade foi o secretário de infraestrutura, Eduardo Martins. “É necessário investir na extremidade da cidade para garantir bom atendimento a toda população”.

Ele também ressaltou a necessidade das melhorias. “Vendo a quantidade de pessoas presentes aqui e a demanda da escola, temos salas de aula atualmente pequenas, inapropriadas. Agora, a escola vai contar com todas as salas na mesma dimensão, com 50 metros quadrados, iluminação adequada e haverá reforma da quadra, para garantir mais diversão também, entre outras melhorias”.


Logo na sequência, a diretora da unidade Silmara Soares, comemorou as melhorias que estão por vir para a unidade, lembrou da dificuldade quando a escola ainda não tinha água encanada, e que passou a ter a partir de 2018, falou sobre a importância do PPA Kids que ajudou a apontar os problemas da unidade e celebrou agradecendo aos pais por toda a ajuda e empenho com a unidade escolar.

Com a palavra, a secretária da Educação, Renata Celeguim começou em sua fala exaltando o uso de uniforme escolar por parte das crianças e falando da importância de continuarem adotando este costume visto os benefícios e a questão da segurança.

Sobre a obra ela afirmou que terão alguns transtornos por agora, mas que logo vai melhorar. “Vai ter trator, poeira, mas vamos organizar de um jeito para que ninguém seja prejudicado”.

Após o transtorno, com toda a certeza, ela garante que vai valer a pena. “Vai ser uma obra bem bonita e queremos fazer uma festa bem legal de inauguração”.

Ao longo de sua fala, Renata também lembrou sobre a dificuldade quanto a falta de água encana na unidade, comentou sobre suas reuniões com a SABESP, empresa responsável pelo fornecimento e também comemorou que hoje a unidade é atendida da forma que merece.

Complementando a fala da diretora da EMEB, Renata comentou sobre o PPA KIDS. “Fizemos o encontro com as crianças, vocês falaram o que queriam, a diretora organizou o debate, a prefeitura organizou o que podia fazer e agora vamos iniciar para fazer dentro do tempo possível”.

Outro fato que merece ser comemorado, segundo a secretária, é que a unidade melhorou nos últimos anos. “Parabéns a toda comunidade, pois existe uma prova que as escolas fazem a cada dois anos, todas as escolas do Brasil fazem isso, e tem uma nota. E essa escola aqui não tinha uma nota boa perto das outras escolas, as pessoas diziam que era porque a escola era longe, porque não tinham pessoas interessadas no estudo, mas quando a equipe da Silmara veio para cá, ela batalhou muito para isso, para melhorar essa nota. E essa foi a escola que mais cresceu nas notas. Um parabéns para toda a equipe e, principalmente aos alunos que não faltam na escola”.

Ao final de seu discurso, o aluno Pablo Miguel fez uma homenagem para a secretária, levando flores a ela.


Após falar sobre a obra, investimento, PPA Kids, o prefeito em exercício, Dr Nivaldo quis destacar a parceria entre escola e familiares. “A participação dos pais é muito importante na comunidade escolar, auxiliando as crianças no dia a dia, acompanhando seus estudos. E também a participação no dia a dia da escola, nas melhorias como a de agora. A reenvindicação que fizeram há um tempo está sendo atendida”.

E garantiu que o foco é melhorar ainda mais a educação do município. “Pode ter certeza que Franco da Rocha, a linha é que cada dia mais possamos aprimorar a educação para que as crianças tenham formação de qualidade e possam enfrentar o mercado de trabalho”.

Além dos representantes da prefeitura, participaram da cerimônia os vereadores: Alex Caixa, Josineto e Junior do Sindicato

O que ganha a EMEB após a reforma?

A Emeb contará com melhorias para atendimento das crianças do bairro e das que estão no entorno.

Atualmente a escola conta com 192 alunos no período da manhã e 135 no período da tarde. Um total de 327 alunos atendidos.

A expectativa após as melhorias e ampliação da unidade é atender um total de, aproximadamente, 480 alunos.

O que vai ser feito no local?

- Reforma geral da edificação existente.
- Substituição de 2 salas de aula antiga por 3 salas maiores.
- Ampliação de mais 2 salas de aula.
- Criação de Biblioteca interativa, Sala de Informática e Sala Multiúso.
- Criação de área administrativa e de serviços.

(Texto: Ewerton Geniseli - Foto: Orlando Junior)