SEGURANÇA 30/08/2019 GAEP realiza palestra sobre drogas na Escola Estadual Adamastor Baptista

GAEP realiza palestra sobre drogas na Escola Estadual Adamastor Baptista

O uso de drogas é um problema que afeta grande parte da população mundial. Para combater o uso dessas substâncias, a prefeitura, por meio da Secretaria de Governo e a Secretaria da Educação promoveram palestras sobre os perigos das drogas lícitas e ilícitas.

As ações aconteceram entre os dias 19 e 23 de agosto, ministradas pelo Grupo de Ações Educativas e Preventivas (GAEP) da Guarda Civil Municipal (GCM), na Escola Estadual Adamastor Baptista.

O evento alcançou um público de aproximadamente 200 alunos que fazem parte do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A palestra

As reuniões duraram em média duas horas, sendo ministradas para 10 salas e se baseavam em uma linguagem mais informal para que pudesse integrar a todos os presentes sobre o assunto.

O debate levou a experiência das profissionais Conceição Gomes e Cilmara Lima, que compartilharam histórias reais com o intuito de estabelecer proximidade com a realidade vivida pelos alunos.

“Com um público variado, as palestras conseguiram atingir desde jovens com idade acima de 18 anos, até pessoas mais velhas, que já constituíram família e também necessitam estar a par do debate urgente sobre as drogas e a violência”, afirmou a inspetora Conceição.

Além do tema da palestra, que engloba os tipos de drogas como o álcool, tabagismo, narguilé, maconha e cocaína, outras questões também ganharam destaque como o feminicídio, exploração e violência, ilustrando ações que podem ser feitas de forma inconsciente e acabam passando despercebidas, mas que também devem ser enquadradas como crimes.

“A informação é fundamental na prevenção, porque muitas famílias não conhecem os tipos de droga e com isso dificulta o reconhecimento das substâncias para poder ajudar aquele parente querido”, explicou a inspetora.

Ao final, os estudantes puderam fazer seus agradecimentos e participar de uma conversa para sanar suas dúvidas com as representantes do GAEP.

O GAEP

Trabalha promovendo palestras educativas, que têm o intuito de estimular a prevenção às drogas e violência, além de motivar os jovens a adquirirem autoconfiança e valorizarem à vida.

Uma das frentes nas quais o grupo atua é no preparo dos adolescentes para os desafios do cotidiano, reforçando ainda mais o papel que a família exerce como um importante alicerce na vida de cada cidadão.

(Texto: Danielle Magalhães - Foto: Equipe GAEP)