Página Inicial Notícia

CULTURA 05/09/2019 Oficina infantil de danças criativas promete ressignificar a importância de brincar

Oficina infantil de danças criativas promete ressignificar a importância de brincar

Dançar é a arte de se expressar com o corpo de forma que o indivíduo possa dizer o que sente por meio de movimentos. Por isso, como forma de conhecer e disseminar esse tipo de arte para a nova geração, a prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura oferece a oficina de Danças Criativas – O corpo como instrumento de brincar”, direcionada para o público dos 8 aos 12 anos.

A oficina acontece toda segunda-feira, das 16h30 às 18h, no recém-inaugurado Ateliêr de Artes Tablado Juquery.

As inscrições são realizadas de forma online por meio deste link.

Essa atividade, além de trazer inúmeros benefícios físicos e psicológicos como coordenação motora, flexibilidade, consciência corporal, sociabilidade, criatividade entre muitas outros, tem a capacidade de transformar um exercício físico em um momento de lazer e diversão, pois uma de suas principais características é o trabalho de maneira lúdica, para que o aluno entenda, em sua própria linguagem, como o universo da dança funciona.

A rotina de aulas envolve a dança contemporânea que integra diferentes tipos de gêneros e ritmos musicais, pois o estilo propõe inovações e diversas experimentações coreográficas por meio do improviso. As danças populares brasileiras (coco, samba de roda, jongo, bumba meu boi, cavalo marinho, cacuriá) também fazem parte do repertório apresentando diversos aspectos da ancestralidade brasileira.

A professora responsável por ministrar as aulas é Heloisa Amazonas que explica como a atividade é importante nessa fase da vida. “A oficina de dança para crianças é um trabalho que gira em torno das bases daquilo que pode gerar uma dança. O nosso corpo é o que nos faz dançar, o que nos permite pôr para fora tudo aquilo que sentimos, vemos, ouvimos, absorvemos. Além de brincadeiras, por que sem diversão não há dança”.

O principal objetivo da oficina é criar uma dança livre, criativa e divertida, que explore os movimentos naturais de acordo com o ritmo de cada aluno, integrando valores sociais e culturais que ao mesmo tempo valorizam a importância de vivenciar a infância rodeada de boas lembranças e aprendizados.

Não esqueça

Dia: Segunda-feira;
Horário: 16h30 às 18h;
Faixa etária: 8 aos 12 anos;
Local: Ateliêr de Artes Tablado Juquery;
Endereço: Avenida dos Coqueiros, 300, próximo ao Centro de Vivências em Múltiplas Linguagens.

(Texto: Danielle Magalhães - Arte: Dalmir Junior)