INFRAESTRUTURA 11/09/2019 Prefeitura inaugura novo Terminal Metropolitano Oeste

Prefeitura inaugura novo Terminal Metropolitano Oeste

Menos de 4 anos depois da construção do primeiro terminal metropolitano, Franco da Rocha ganhou mais um importante equipamento para a modernização e melhoria do sistema viário do município. Inaugurado na última quarta-feira (4), o novo Terminal Metropolitano Oeste da cidade tem capacidade para receber 20 mil usuários e possui interligação com a estação de trens da CPTM.

Veja fotos do evento

Iniciada em julho do ano passado, a obra é resultado de um convênio firmado entre a prefeitura e o Governo Estadual, com um investimento total de R$ 5,7 milhões.

Assinado em dezembro de 2017 pelo prefeito Kiko Celeguim, o convênio previa a utilização de recursos do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (FUMEFI), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional do estado.

Mais conforto e segurança para a população

O novo Terminal Metropolitano Oeste foi planejado para garantir segurança, conforto e mobilidade para os usuários, por isso, a obra possui plataforma de embarque e desembarque para 7 linhas, que podem ser estendidas para até 10 operações, cobertura de proteção que se estende por toda a plataforma, além da passarela que interliga o terminal com a estação de trens da CPTM.

Além disso, por estar localizado no entorno do Ribeirão Eusébio, a obra foi construída com mecanismos especiais para garantir a segurança da população em caso de fortes chuvas, dispondo de piso elevado acima em 1,8 m, ou seja, mais alto que a margem de segurança do canal, ficando acima da cota máxima histórica de enchentes.

O espaço é equipado ainda com sanitário feminino, masculino e um outro banheiro adaptado para atender pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, além de área de supervisão para atendimento aos usuários e empresas de transporte.

A inauguração

A cerimônia de inauguração do Terminal Metropolitano Oeste contou com a presença do prefeito Kiko Celeguim acompanhado do governador do estado de São Paulo, João Doria; do Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, além dos prefeitos da cidade de Caieiras, Gersinho Romero, de Francisco Morato, Renata Sene e o prefeito de Mairiporã, Antonio Aiacyda.

O prefeito Kiko falou sobre o orgulho de inaugurar mais um importante equipamento para o sistema viário do município. “Essa obra é fruto de um compromisso que nós firmamos com a população desde 2017 para a construção de um local que beneficiasse as pessoas que embarcam nos ônibus do lado oeste da cidade. É uma obra muito importante e é um investimento que integra o sistema modal de transporte coletivo da cidade, que vem passando por transformações muito positivas e agora vai proporcionar mais conforto e segurança para os franco-rochenses”, declarou.

O governador João Doria também celebrou o convênio feito com a prefeitura para a construção do terminal e falou sobre a importância de oferecer funcionalidade, conforto e agilidade para os munícipes que utilizam o terminal.

Ingrid Camargo Matos, moradora de Franco da Rocha há 21 anos apontou os pontos positivos da nova obra. “Eu achei muito bom, traz mais segurança pra gente que pega o trem, tem banheiros e é mais confortável. É o crescimento da cidade, que agora tem shopping, tem tudo”.

A organização do trânsito na avenida dos Expedicionários também foi mencionada pelos moradores que prestigiaram a inauguração. Agora, a maior parte das linhas que saíam dos pontos de ônibus da via partirão diretamente do terminal.

“É bem melhor que esperar o ônibus na rua, diminui o trânsito. Traz mais organização para a cidade”, sinalizou Paulo Henrique Rodrigues.

O Terminal Metropolitano Oeste já está operando com as seguintes linhas:

- 110 - Jardim Luciana;
- 120 - Parque Paulista;
- 130 - Vila Josefina;
- 150 - Jardim Colinas;
- 160 - Parque Montreal;
- 250 - Lago Azul;
- 330 - Bom Tempo.

(Texto: Luana Nascimento - Foto: Orlando Junior, César Iury e Governo do Estado)