GABINETE 25/09/2019 Alunos da EMEB Luiz Simionato participam do Café com o Prefeito

Alunos da EMEB Luiz Simionato participam do Café com o Prefeito

Na terça-feira (17), um grupo de alunos do 4º e 5º ano da EMEB Luiz Simionato estiveram na prefeitura para participarem de mais uma edição do Café com o Prefeito. O evento é uma oportunidade para que as crianças conheçam o trabalho feito pelo poder legislativo e apresentem ideias e sugestões de melhorias para a escola onde estudam.

Para começar bem o dia, as crianças tomaram um café da manhã reforçado e, em seguida, foram recebidas peço prefeito Kiko Celeguim e pelo vice, Dr. Nivaldo, que falaram um pouco sobre as melhorias que estavam sendo feitas na escola por parte da diretoria e da Secretaria da Educação.

De acordo com os professores que acompanharam o grupo, os alunos se prepararam para o encontro estudando sobre políticas públicas na área da educação, repasse de verbas, além de prepararem perguntas sobre as atribuições do poder executivo.

A diretora Irinéia Monteiro comentou como surgiu a ideia de levá-los até o prefeito. “A escola vem trabalhando consciência democrática em sala de aula. Os objetivos eram assistir a uma sessão na Câmara Municipal e participar do Café com o Prefeito; as duas coisas foram prontamente atendidas. Além disso, abordamos nas aulas a importância do Pró-Escola, recurso financeiro repassado para as escolas realizarem melhorias de infraestrutura, ter retornado para as EMEBs, porque se não fosse essa verba não conseguiríamos melhorar a unidade, entre outros aspectos”, afirmou.

Com base no que aprenderam em sala de aula, os pequenos comentaram sobre a importância das reformas estruturais realizadas na unidade escolar por meio de verba do Pró-Escola. Entre as sugestões apresentadas pelas crianças estiveram pedidos de reforma no piso na quadra, troca de equipamentos esportivos, entre outros.

Outro tema importante levantado no café foi a melhora na questão da merenda escolar, que segundo os professores, auxilia no complemento das necessidades nutricionais das crianças e contribui com o aumento do rendimento escolar.

O prefeito Kiko parabenizou a iniciativa das crianças. “Nós gostaríamos que o que estamos fazendo hoje acontecesse sempre. É um orgulho receber todos vocês aqui, saber da rotina escolar, conhecer de perto as demandas de vocês. Fico feliz em ver que vocês estão envolvidos com a escola e que isso trouxe melhorias na vida de vocês”.

(Texto: Gabriela Saça - Fotos: Orlando Junior)