SAÚDE 01/10/2019 Bairro Lago Azul recebe mutirão de combate à dengue

Bairro Lago Azul recebe mutirão de combate à dengue

A Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, realizou no último sábado (28), o 6º mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação aconteceu no bairro Lago Azul e segue o calendário de visitas aos bairros que vem sendo realizado desde o início do ano.

Os funcionários do setor de Zoonoses junto com os agentes comunitários de saúde percorreram as ruas do bairro vistoriando um total de 1406 residências. Participaram da ação 86 servidores (agentes comunitário de saúde e agentes de vetores).

Os munícipes receberam orientações sobre os ambientes e materiais que favorecem à proliferação do mosquito como vasos de planta, ralos, calhas, baldes, tonéis e as caixas d'água que foram devidamente cobertas.

A ação aconteceu de acordo com Lei Municipal 1043/2014, que institui o Sistema Municipal de Política de Controle e Combate à Dengue na cidade, ocorrendo sempre em setembro, já que é o mês que antecede o verão e tem maior incidência de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

É importante ressaltar que o núcleo de zoonoses do município orienta e pede que os moradores recebam os agentes. Esses profissionais estão sempre uniformizados com camiseta e crachá da prefeitura.

Os agentes são devidamente treinados para auxiliarem na orientação, eliminação de criadouros e de possíveis focos que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia. Os mutirões são realizados em pontos específicos do município, sempre aos finais de semana e os profissionais da prefeitura farão vistorias e combate ao Aedes aegypti.

(Texto: Gabriela Saça - Fotos: Dalmir Junior)