CULTURA 10/10/2019 Batalha de poesia falada toma conta da Biblioteca Municipal no projeto “Quartas Histórias”

Na primeira quarta-feira do mês (2), aconteceu o projeto “Quartas Histórias”, que trouxe os poetas do “Slam da Ponta” até a Biblioteca Caio Graco da Silva Prado para mostrarem como acontece uma batalha de poesia. O evento reuniu cerca de 50 alunos do 6º ano da Escola Estadual Professor Domingos Cambiaghi.

Durante a apresentação, o trio de poetas Lucas Afonso, Nathielly Janutte e Andrio Candido, explicaram para a criançada como acontecem as batalhas e como nascem as rimas para incentivar os pequenos a criarem seus próprios versos, além de abrirem espaço para os alunos mostrarem seu talento.

“O objetivo é formar as crianças para participarem do slam e para aprenderem as técnicas da poesia falada, que é sobretudo uma tradição oral, uma literatura viva que está aí circulando pelas cidades. Os poetas do slam andam de ônibus e circulam pelos bairros, são pessoas reais. Assim, nós queremos despertar o interesse das crianças pela arte, para que, além de se tornarem novos artistas também consigam se comunicar melhor”, disse Lucas.

A poetisa Nathielly Janutte apresentou um verso voltado para as mulheres. “Eu falei sobre rivalidade feminina, disse que somos bonitas e temos que nos acolher, conhecer o nosso corpo também. O foco é despertar essa sensibilidade, para que as crianças não tenham que passar por questões que eu passei e ainda passo por ser mulher. Eu posso abrir o caminho para que as meninas não sofram com o machismo”, afirmou Nathielly.

Já Andrio abordou assuntos como racismo e a vida nas periferias, e compartilhou com as crianças parte do processo de criação dos seus versos. “Na maioria das vezes, tento falar sobre o nosso cotidiano e aquilo que nos deixa muito contentes ou muito tristes. A tática é andar em uma linha equilibrada, não em extremos, e criar sempre que consigo”, comentou.

O projeto

Ainda neste mês haverá a apresentação  da companhia Damas em Tramas, com o conto “Filó - A irmã”, que é inspirada no “Os doze irmãos” dos Irmãos Grimm, recomendado para crianças acima de 5 anos. As sessões acontecem às 10h e às 14h.

O projeto Quartas Histórias acontece sempre na última quarta-feira do mês e o público terá uma nova companhia para contar histórias diferentes na Biblioteca Municipal.

Texto: Gabriela Saça - Foto: Orlando Junior