INFRAESTRUTURA 05/11/2019 Com investimento do governo federal, Franco da Rocha ganha novo portal turístico

A prefeitura anunciou nesta semana o início das obras de construção do portal turístico na entrada da cidade. O local ficará mais bonito e a intenção é elevar o potencial turístico e marcar a identidade do município.

A intervenção está prevista no Plano Plurianual, disposto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829/98 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município.

Em 2013, as prefeituras tiveram a oportunidade de inscrever projetos, por meio de um programa federal, destinado a diversas áreas. Com isso, a prefeitura de Franco da Rocha participou e enviou a proposta do portal turístico. No ano passado o projeto foi aprovado pelo governo federal e a prefeitura recebeu verba destinada exclusivamente para esta construção.

O monumento que está sendo construído possui estrutura e revestimento de aço e será coberto por chapas de alumínio nas cores da bandeira da cidade (azul e vermelho). O local já teve sua fundação escavada e está recebendo revestimento de concreto. Após a finalização será reconstituída a pavimentação no entorno.

Vale ressaltar que a obra só pode ser feita se houver um projeto completo de engenharia e licitação pública. Além disso, há o acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Câmara Municipal, Ministério do Turismo e Controladoria Geral da União.

Também em conjunto com os governos federal e estadual, a construção do portal coincidiu com o início de outras obras, o recapeamento do viaduto Prefeito Donald Savazoni e da rua Professor Carvalho Pinto, o que ocasionou congestionamento nas vias adjacentes. Contudo, segundo o secretário de Infraestrutura, Eduardo Martins, a conclusão da obra dia está prevista para o final do mês de novembro.

“Como estamos no meio, tanto quem vai para o município de Caieiras, quanto para Mairiporã e Francisco Morato, têm que passar por aqui, logo, a obra deixará a entrada da cidade mais acolhedora e atrativa aos visitantes”, concluiu Eduardo.

Texto: Heloísa Maia - Foto: Orlando Junior