Página Inicial Notícia

SAÚDE 06/11/2019 Campanha Novembro Azul 2019 promove programação especial voltada à saúde masculina

Campanha Novembro Azul 2019 promove programação especial voltada à saúde masculina

A prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, preparou ações especiais em apoio à campanha “Novembro Azul”, a fim de intensificar os cuidados com a saúde do homem.

Atividades como orientação para exames preventivos, testes rápidos de HIV e glicemia, aferição da pressão arterial, rodas de conversas e distribuição de preservativos serão disponibilizadas em diferentes pontos da cidade.

Segundo o Ministério da Saúde foram apontados 68.220 novos casos de câncer de próstata em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 novos casos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil.

A idade definida pelos médicos para que sejam feitos os exames preventivos é a partir dos 50 anos de idade. Além disso, há um grupo de risco no qual o tumor pode ser identificado mais cedo, que são homens negros, aqueles com parentes de primeiro grau que tiveram a doença e obesos, esses devem realizar os exames a partir dos 45 anos.

Na maioria dos casos, o câncer é diagnosticada por meio do rastreamento da doença com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou durante o exame de toque retal.

O preconceito ainda permeia a questão do toque retal, no entanto, ele é reconhecido pelos médicos como único capaz de apontar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula.

Por isso, o movimento “Novembro Azul” reforça a necessidade de prevenção e o diagnóstico precoce, já que auxilia no combate à doença e, consequentemente, reduz o número de mortes.

Confira a programação completa:

- Roda de conversa sobre o câncer de próstata (com distribuição de medalhas aos participantes)
Data: 10 de novembro (domingo)
Horário: 8h às 12h
Local: Parque Municipal Benedito Fagundes Marques - Rua Nelson Rodrigues, 400, Centro

- Parada LGBTQI + Labirinto das sensações e distribuição de preservativos
Data: 10 de novembro (domingo)
Horário: 14h às 22h
Local: Parque Municipal Benedito Fagundes Marques - Rua Nelson Rodrigues, 400, Centro

- Roda de conversa nas salas de espera das UBS orientando sobre a prevenção do câncer de próstata e saúde do homem em geral
Data: 11,12,13 e 14 de novembro
Horário: 7h às 18h (durante o funcionamento da UBS)
Local: Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade

- Virada esportiva com teste rápido, teste de glicemia, aferição da pressão arterial e distribuição de preservativo
Data: 29 e 30 de novembro
Horário: às 18h
Local: Rua Nelson Rodrigues, 400, centro - Parque Municipal Benedito Fagundes Marques

O câncer de próstata

A próstata é uma glândula masculina que fica abaixo da bexiga e à frente do reto, envolve a parte inicial da uretra. No entanto, durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal ocasionando o tumor.

Sobre a campanha

Criada em 2003, na Austrália, quando alguns amigos deixaram o bigode crescer, a fim de chamar a atenção para a saúde masculina. Com o passar dos anos foi ganhando adeptos e hoje ela é feita em todo o mundo para conscientizar coletivamente sobre o câncer de próstata.

Texto: Heloísa Maia - Arte: Dalmir Junior