Página Inicial Notícia

CIMBAJU 07/11/2019 Encontro Regional de Inovação em Gestão Pública reuniu colabores dos municípios do CIMBAJU

Encontro Regional de Inovação em Gestão Pública reuniu colabores dos municípios do CIMBAJU

O Encontro Regional de Inovação em Gestão Pública aconteceu na última quarta-feira (30), e reuniu mais de 250 pessoas no auditório da Faculdade de Tecnologia de Franco da Rocha (FATEC). Veja fotos do evento.

Sob o tema “Gestores Envolvidos, Cidades Resilientes”, o evento contou com a participação dos agentes públicos e das equipes de governo dos cinco municípios conveniados ao CIMBAJU (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juquery), além da presença dos respectivos prefeitos das cidades.

Promovido pela Escola de Governo do consórcio, o encontro teve como meta traçar perspectivas e possibilidades eficientes para a gestão pública nos municípios de Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã e Cajamar, buscando a socialização por meio de experiências exitosas e apoio coletivo.

Contextualizando o tema central da conferência, foram utilizados somente produtos manufaturados e sem elementos descartáveis no evento, a fim de gerar o mínimo de resíduos sólidos possível.

Para oferecer um toque especial ao auditório da FATEC, o artista franco-rochense Edmar Bruno e seus aprendizes, desenvolveram um projeto cenográfico especial para o local. Confeccionado em papelão, o cenário tinha como pano de fundo a botânica nativa da região xilogravada nas janelas, além da representação dos principais monumentos das cidades participantes.


Inovação e desenvolvimento sustentável

A dinâmica do encontro contou com painéis divididos em temas ligados à administração pública como sustentabilidade, burocracia, redução das desigualdades e gestão sustentável de resíduos.

Os painéis trouxeram a visão de especialistas e estudiosos, mediados pelos prefeitos das cidades participantes e outros convidados. Ao final de cada explanação era dedicado um tempo para que os gestores e a plateia interagissem com questionamentos e sugestões para o desenvolvimento dos municípios.

O prefeito Kiko Celeguim atuou como mediador do primeiro painel do dia convidando o analista de conteúdos em políticas públicas e cooperação institucional, Ricardo Batista. O especialista abordou o tema “Fortalecimento da Rede Estratégica ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)” e mostrou a importância da adesão dos municípios às medidas definidas durante a Cúpula das Nações Unidas, de 2015.

Em sua fala, o prefeito Kiko falou sobre as dificuldades em manter serviços de assistência social em meio à crise econômica e a necessidade de uma mobilização coletiva na região para criar iniciativas inovadoras que operem na redução das desigualdades.


Sob o tema “Políticas públicas voltadas para as mulheres: Desafios da representação feminina na Política Brasileira”, as pesquisadoras Paula Oda e Scarlett Rodrigues, do Instituto Alziras, apresentaram estudos sobre cidades geridas por mulheres e falaram sobre a necessidade de representação feminina na política para redução da desigualdade histórica que permeia as questões dos direitos das mulheres.

O panorama sobre “Cidade Inteligente e Energia Sustentável – Oportunidades e Sinergias”, apresentado por André Oliveira Castro da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mostrou como o uso da tecnologia pode melhorar a infraestrutura dos municípios e tornar os centros urbanos mais eficientes, proporcionando mais qualidade de vida à população.

“Gestão Integrada dos Resíduos da Construção Civil e Demolição”, “Compliance na Administração Pública” e “A importância de planos de desenvolvimento sustentável regional”, também ganharam destaque no decorrer do evento, proporcionando um intercâmbio entre os agentes públicos.

A palestrante Gabriela Lotta, integrante do núcleo de estudos da burocracia da Fundação Getúlio Vargas, propôs uma reflexão sobre a inovação no setor público, exibindo casos de sucesso, cujas iniciativas inovadoras ajudaram na implementação e manutenção de políticas públicas.


Gabriela ressaltou também a importância das cidades para o desenvolvimento do país nos dias atuais. “Este é o momento para voltarmos nossos olhos para os municípios, se existe algum espaço possível de inovação e melhoria desse país nesse momento, certamente são os municípios. Esse evento é fundamental para tentarmos renovar as nossas esperanças com foco no local”, afirmou.

Texto: Danielle Magalhães - Foto: Orlando Junior