EDUCAÇÃO 26/12/2019 Emoção em encontro de gerações: alunos da Emeb Luiz Simionato levam alegria ao Lar de Idosos “Renascer do Sol”

No início do mês, dias 3 e 4, alunos do 3° ano do ensino fundamental da escola municipal Luiz Simionato visitaram o Lar de Idosos “Renascer do Sol”, situado na Estrada da Vargem Grande, no bairro Mato Dentro.

A iniciativa surgiu por meio da professora Camila Lopes, que trabalhou durante o 2° semestre de 2019 a temática “humanização” em sala de aula. Este tema incluiu o ser humano em sua totalidade, incluindo sonhos, sentimentos e diferenças sociais.

Por isso, de acordo com a professora, com as rápidas mudanças no cenário atual, a educação humanizada leva ao desenvolvimento da inteligência emocional, onde há possibilidade do indivíduo se autoconhecer e ajudar na redução de conflitos, incluindo bullying.

Antes da chegada dos alunos, a diretora Irinéia Monteiro foi até o lar de idosos na companhia da professora Camila, a fim de conhecerem o dia a dia dos moradores e entregarem cartinhas que foram carinhosamente escritas pelos pequenos.

Após lerem os bilhetes, os idosos ficaram animados para receber a garotada. Para isso, o lar Renascer do Sol preparou a primeira semana de dezembro para um dia repleto de emoções com a criançada.

Humanização e troca de experiências

Separados em duas turmas, os estudantes visitaram o lar Renascer do Sol acompanhados pela professora Camila e pela diretora Irinéia. Recepcionados com muito carinho e surpresa, os alunos levaram balões, poesias e músicas para passarem uma tarde marcada pelo encontro de gerações e pelo momento de solidariedade.

Segundo, Irinéia ao todo foram 98 alunos e o passeio teve como intuito humanizar o ensino, para que as crianças tornem-se mais sensíveis à realidade que vivem, tendo em vista as futuras mudanças do mundo. “Queremos ajudar os alunos a construírem elos que melhorem suas relações sociais e estimulem a afetividade”, disse.

"Emoções e descobertas representam o que foi esta visita para alunos e professores envolvidos. Foi notória a emoção e a transformação tanto nos alunos, como nos professores que lá estiverem", encerrou a diretora.

A visita contou ainda com leitura de poesias, apresentações musicais e troca de experiências onde as crianças contaram suas histórias e ouviram as experiências dos moradores da casa de repouso, que com abraços e lágrimas, descreveram momentos de suas vidas.

Confira as fotos do passeio e leia o relato feito pela escola no Blog da Educação.

Texto: Heloísa Maia - Foto: Equipe Emeb Luiz Simionato