Página Inicial Notícia

SAÚDE 26/12/2019 Eventos esportivos e culturais movimentam final de ano no CAPS II

Eventos esportivos e culturais movimentam final de ano no CAPS II

As ações de final do ano continuam movimentando os serviços de saúde de Franco da Rocha. Na sexta-feira, 6, o Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS) sediou dois importantes eventos para a comunidade de Saúde Mental do município.

Veja fotos do evento.

No período da manhã, aconteceu o II Torneio de Tênis de Mesa, que recebeu também os frequentadores do CAPS Álcool e Drogas . A especialista em Saúde Mental e atividade física adaptada, Débora Martins, que treina essa modalidade esportiva nos quatro equipamentos de Saúde Mental da cidade (CAPS II, CAPS ad, CAPS ij e CECO), organizou a competição.


"O campeonato foi uma maneira que encontramos para mostrar para os atendidos e para as famílias que eles são capazes de desenvolver diversas habilidades e que a dedicação e o esforço diário, feito com a equipe multidisciplinar das unidades, melhoram a autoestima e proporcionam novas perspectivas”, disse a especialista.

Débora conta ainda que, uma vez por semana, os frequentadores participam de treino de condicionamento físico e futsal no parque municipal. O objetivo das aulas é promover qualidade de vida e a atividade física como manutenção da saúde. A atividade esportiva busca também retomar valores e potencialidades dos indivíduos, e minimiza a ansiedade e depressão.

Premiados com medalhas, os competidores contaram com torcida e muita energia dos convidados, terminando o torneio com lanches e sorteio de brindes. O primeiro e segundo lugar ficaram com Silvio e Miltonzael do CAPS ad, seguidos por Natan, do CAPS II.

À tarde, aconteceu o esperado evento de encerramento das oficinas de artes desenvolvidas durante o ano, em parceria com a Secretaria da Cultura.

A gestora do CAPS II, Ana Paula Batagin Andreto, conta que o momento foi marcado por uma festa com direito a entrega de certificados e com o grande desejo coletivo de retorno das oficinas no ano que vem.


“Recebemos os três núcleos de oficineiros no evento no CAPS II: Márcia, excelente artesã de papietagem, Marcelo e Angelica da excepcional aula de circo e Maíra, incrível artesã que cria estampas naturais para tecidos, e que nos rendeu a confecção de bolsas, hoje vendidas no bazar permanente da unidade e no Esquina do Carlito - Café e Boutique Social”, detalhou a gestora.

As comemorações seguiram com comes e bebes servidos para os convidados e com felicitações de ano novo.

Texto: Luana Nascimento - Fotos: Equipe CAPS II