Página Inicial Notícia

ESPORTE E EDUCAÇÃO 10/03/2020 Prefeitura lança o programa “Esporte é Mais Educa” para a rede municipal de ensino

Prefeitura lança o programa “Esporte é Mais Educa” para a rede municipal de ensino

A prefeitura, por meio das Secretarias de Esporte e Lazer e da Educação, lançou na última sexta-feira (6), o programa “Esporte é Mais Educa” no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), localizado na Chácara São José, região do Parque Vitória. O evento reuniu diretores, supervisores e professores da rede municipal de educação. 

Veja as imagens do lançamento do programa.

O programa tem por objetivo promover atividades educativas fora do ambiente escolar. A ideia surgiu em 2017 com os alunos da EMEB Ministro Paulo Renato, que uma vez por semana participavam do projeto esportivo “Esporte em Ação”. Com isso, as secretarias firmaram parceria para elaborar o “Esporte é Mais Educa”, que hoje visa promover ações fora da escola, oferecendo diversas modalidades, como atletismo, xadrez, natação, basquete, karatê, entre outras.

Para prestigiar o lançamento, estiveram no CIE as secretárias de Esporte e Lazer e da Educação, Sillmara Ciampone e Renata Celeguim, e o vereador Eric Valini, acompanhados de servidores das duas pastas.

De acordo com Silmara, o projeto inicial agrega 90 alunos da EMEB Paulo Cardoso e outros 90 da EMEB Padre Egydio. “Duas vezes por semana, a criançada participa das modalidades de jogos, seguido de luta, devido essas atividades  trabalharem a concentração, domínio psicomotor e raciocínio lógico. Nós ainda pretendemos, em até dois anos, alcançar cerca de 2000 alunos” declarou.


Ainda durante o evento de lançamento, os presentes puderam conhecer o CIE e cada espaço que compõe o ambiente onde ocorrerão as futuras atividades esportivas.

Para finalizar, Renata Celeguim compartilhou uma lembrança com o público. “Quando vi pela primeira vez o CIE, era apenas um terreno, um sonho para nossas crianças, ao voltar fico emocionada por contemplar este espaço e saber da grande oportunidade oferecida às nossas crianças”, concluiu. 


O Centro de Iniciação ao Esporte

Inaugurado em junho de 2016, o CIE conta com um ginásio poliesportivo, arquibancada retrátil, vestiários, chuveiros, enfermaria, área de apoio com administração, depósito, mezanino, academia e arena poliesportiva externa. No local, foram investidos mais de 3,5 milhões de reais, que só foi possível graças a uma parceria da prefeitura com o Governo Federal.

O local tem o objetivo de formar atletas, identificar talentos e incentivar a prática esportiva em territórios de vulnerabilidade social. O CIE oferece diversas modalidades à população, como futsal, voleibol, handebol, basquete, entre outras.

Texto e foto: Heloísa Maia