Página Inicial Notícia

SAÚDE 25/03/2020 Confira o boletim de Franco da Rocha de 25 de março de 2020 sobre o Coronavírus

Confira o boletim de Franco da Rocha de 25 de março de 2020 sobre o Coronavírus

BOLETIM GERAL

1. Tivemos hoje nosso primeiro caso confirmado de coronavírus. A paciente está estável, em isolamento. No total, são 112 casos em investigação, sendo que um já foi descartado.

Como já explicamos em outros boletins, a demora nos resultados de deve à grande demanda do Instituto Adolfo Lutz, responsável por receber, examinar e diagnosticar as amostras coletas.

Sem testagem ampla, vamos ter dificuldade em confirmar. Mas o importante é quando a equipe médica classifica o caso como suspeito, ele é tratado como se estivesse confirmado: vai para isolamento domiciliar com monitoramento à distância pela nossa equipe, para a necessidade de internação em caso de piora do quadro.

2. A vacinação contra a gripe continua, para pessoas maiores de 60 anos e profissionais da saúde; 7 mil pessoas já foram imunizadas. As vacinas serão aplicadas em casa, para os idosos cadastrados em nossas UBS (você pode ligar para a sua UBS de referência para agendar essa visita) ou, para quem for de carro, não precisa nem descer: nossa equipe vai até você. Os endereços e telefones de todas as unidades estão aqui: www.francodarocha.sp.gov.br

3. O decreto municipal que determina o fechamento dos comércios da cidade continua em vigor.

Lembrando:
- restaurantes, lanchonetes e bares deverão atender apenas por delivery, sem atendimento presencial;
- padarias não podem ter serviço de atendimento a mesas e balcões;
- para mercados, a determinação é que o estabelecimento limite a entrada de clientes em apenas 10 pessoas por caixa de atendimento. Exemplo: se no mercado operam 5 caixas, 50 pessoas podem continuar no interior da loja; conforme um cliente sair, outro pode entrar.
Isso deve reduzir o tempo de espera em filas e evitar aglomerações;
- farmácias, postos de combustíveis e casas de ração continuam funcionando normalmente.

4. Para auxiliar o comércio local, a prefeitura lançou o Guia do Comércio, que reúne os estabelecimentos que farão atendimento delivery, acesse: coronavirus.francodarocha.sp.gov.br/guiadecomercios.

Para divulgar seu negócio, envie um e-mail para comerciodefranco@gmail.com o nome da sua empresa, o ramo, o telefone para contato e suas redes sociais.

5. Enquanto durar o prazo da calamidade pública, não serão cobrados juros e multas de nenhum tributo municipal, inclusive acordos do Refis. Se você tem uma parcela vencendo por esses dias, não precisa se preocupar porque você vai poder pagar depois.

6. A prefeitura vai montar, no parque municipal, uma estrutura provisória para atendimento para doentes do coronavírus. A estrutura deve estar pronta até a próxima semana, com capacidade para 40 leitos.

7. A Guarda Civil Municipal dobrou o turno e segue trabalhando com a capacidade máxima do efetivo, reforçando a fiscalização dos estabelecimentos que estão em desacordo com as medidas adotadas pelo município. Para denunciar, ligue: 153 ou 4811-1558.

8. Todas as informações sobre o estado de emergência você encontra na nossa página especial: coronavirus.francodarocha.sp.gov.br.

Este boletim será atualizado diariamente ou sempre que for necessário.

Você também pode acompanhar outras notícias em nossos canais oficiais:

- instagram.com/prefeituradefranco
- twitter.com/prefdefranco
- www.francodarocha.sp.gov.br
- http://coronavirus.francodarocha.sp.gov.br