Saúde de Franco se destaca na luta contra a tuberculose

Franco da Rocha vem se destacando e sendo reconhecida em suas ações na área da Saúde, recebendo premiações pelos seus programas e projetos. E a cidade é destaque novamente, conquistando pela primeira vez, uma honraria por seu empenho no combate a tuberculose.

A nova premiação, aconteceu por conta do ótimo desempenho de Franco da Rocha, na “Busca de casos de tuberculose durante a 1ª campanha de 2017”, entregue pela Secretaria da Saúde do Estado, por meio da Coordenadoria de Doenças, durante as comemorações do Dia Mundial da Tuberculose.

O trabalho na cidade

A campanha na busca de casos de tuberculose foi realizada entre os dias 02 a 20 de março e contou com uma parceria entre a Vigilância Epidemiológica e a Diretoria de Atenção Básica de Saúde, onde todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade participaram das atividades, com suas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Interlocutora do programa de tuberculose da cidade, a enfermeira Luciana Siqueira explica como Franco conquistou a nova condecoração na área de Saúde “Esse prêmio veio por conta da buscativa que ficou acima da meta estabelecida para nossa cidade, durante essa primeira campanha estadual de 2017. Nós tínhamos que realizar cerca de 69 exames na população e conseguimos efetuar 174”, explica, mostrando que o município dobrou sua meta.

A parceria entre a Vigilância Epidemiológica e a Atenção Básica de Saúde foi a responsável pelo desempenho exemplar. “A conversa entre nós foi muito importante para que isso acontecesse. Com certeza essa parceria foi o que fez dar certo. Agora vamos manter o trabalho em busca de examinar pelo menos 1% da população até dezembro, que é a nossa meta para esse ano”, afirmou Thaís Rivera, gestora da Vigilância Epidemiológica.

A tuberculose
Essa é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões das vítimas, mas que também pode ocorrer em outros órgão só corpo, como rins, meninges e osso.

A transmissão da doença acontece de pessoa a pessoa, isso ocorre, por exemplo, em uma aglomeração de pessoas (um vagão de trem) onde um passageiro ao falar, espirrar ou tossir, expele pequenas gotas de saliva com a enfermidade.

Principais Sintomas

A tuberculose tem entre alguns de seus principais sintomas a tosse seca e contínua no início, mas prolongada por mais de quatro semanas, em sua maioria em uma tosse com pus ou sangue, cansaço excessivo, febre baixa (geralmente no período da tarde), falta de apetite, palidez, fraqueza, emagrecimento acentuado, entre outros.

Caso apresente os sintomas, ou algum parente, deve-se procurar imediatamente uma unidade de saúde para verificar se possuí de fato a doença e iniciar o tratamento o quanto antes.

A doença é 100% curável, com base de antibióticos e a duração da medicação é de seis meses. Em 15 dias de uso dos remédios, o doente já não transmite mais a doença e os sintomas começam a desaparecer. Entretanto, é preciso continuar com o tratamento até o fim, para que a tuberculose não retorne ainda mais forte.

(Texto e foto: Thiago Lins)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE