Frota de ônibus municipal ganha 10 novos veículos

Os veículos serão destinados às linhas 140 (Vila Bela e Parque Paulista), 180 (Vila Rosalina e Rua Jose Luiz de Andrade), 240 (Jd. Progresso Gleba A e Av. da Saudade) e 270 (Pouso Alegre Etec, Jd. Progresso, Vila Ramos)

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana entregou dez novos ônibus para compor a frota municipal. Os veículos entraram em circulação nesta segunda-feira nas linhas 140 (Vila Bela e Parque Paulista), 180 (Vila Rosalina e Rua Jose Luiz de Andrade), 240 (Jd. Progresso Gleba A e Av. da Saudade) e 270 (Pouso Alegre Etec, Jd. Progresso, Vila Ramos).

A entrega foi feita na última sexta-feira (8), ao lado da FATEC com a presença do prefeito Dr. Nivaldo junto ao secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Elvis de Souza, do secretário adjunto Ezequias Miranda e do diretor da Viação Caieiras, Luiz Antônio, além de funcionários da empresa.

Os automóveis, modelos Mercedes-Benz OF 1726 e OF 1619 zero quilômetro, têm carroceria Caio Apache Vip 5, com motor eletrônico dianteiro Euro 6, que oferece melhor desempenho e menor índice de emissão de poluentes, sendo o sistema mais moderno no mundo para preservação do meio ambiente.

Vale ressaltar que os modelos OF 1726 possuem ainda sistema de suspensão pneumática, que proporciona conforto aos passageiros e menores níveis de ruídos.

Pensando em acessibilidade e comodidade para a população, os veículos contam com elevador de acessibilidade e ar-condicionado, além de quatro câmeras de monitoramento, sendo três para registrar toda a movimentação interna a fim de garantir a segurança dos passageiros e outra com visão externa, na dianteira do ônibus.

Cada carro também tem dois lugares para pessoas obesas, alças de segurança e balaústres táteis amarelos, que facilitam a locomoção das pessoas com deficiência visual, e um itinerário eletrônico branco nas posições frontal, lateral e traseiro, que facilitam a leitura dos destinos à longa distância, principalmente durante à noite, além de carregadores USB para alimentação de dispositivos móveis.

Para os motoristas, todos oferecem ajuste de altura do volante, câmera de ré e monitor para visualizar a porta traseira e facilitar o desembarque.

Texto e foto: Carlos Augusto Dornelles

Publicada em • Leia mais sobre |