Ministra da Saúde visita Franco da Rocha e anuncia construção de uma policlínica e uma nova UBS no município, investimentos chegam a R$ 32 milhões

Aprovados pelo Novo PAC, os projetos vão proporcionar a ampliação do acesso à saúde de qualidade com consultas médicas, realização de exames gráficos e pequenos procedimentos

Franco da Rocha recebeu nesta segunda-feira (10), a ministra da Saúde Nísia Trindade para anúncio da construção de uma policlínica regional e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município. As obras foram selecionadas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e somam mais de R$ 32 milhões em investimentos, que vão proporcionar à população a ampliação do acesso à saúde de qualidade com consultas médicas, realização de exames gráficos e pequenos procedimentos.

A visita também contemplou um encontro com prefeitos e secretários de saúde da região do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju) para anúncio da construção de uma UBS em cada cidade e apresentação de painéis de boas práticas em saúde.

O prefeito Dr. Nivaldo acompanhou a ministra ao lado do deputado federal Kiko Celeguim, do deputado estadual Maurici, da secretária da Saúde Thais Rivera, vereadores de Franco da Rocha, além de prefeitos, autoridades e trabalhadores da saúde de toda a região. O grupo seguiu em comitiva para conhecer o prédio da Maternidade Estadual de Franco da Rocha e o Museu de Arte Osório Cesar (MAOC).

O ponto final do encontro foi o auditório da Secretaria da Educação, no Complexo do Juquery, onde foi assinado o Termo de Compromisso com a Caixa Econômica Federal por meio do vice-presidente Tiago Cordeiro de Oliveira.

Segundo o prefeito Dr. Nivaldo, o anúncio de investimentos grandiosos em saúde foi recebido com ainda mais alegria em Franco da Rocha, principalmente após a pandemia da Covid-19. “Os últimos anos representaram grandes desafios para a população e toda a equipe de saúde da cidade, por isso, reunir os municípios para anunciar a retomada de investimentos é mais um passo na valorização do Sistema Único de Saúde e na ampliação do acesso da população a equipamentos e atendimento de qualidade”.

Em sua fala, a ministra Nísia Trindade elogiou a construção da maternidade de Franco da Rocha e todo o trabalho executado pela reconstrução das políticas públicas necessárias para a população. “Teremos uma nova policlínica regional, uma maternidade que será inaugurada em breve e também uma nova UBS. Isso significa fortalecer a saúde da família em toda a localidade e levar mais assistência à população brasileira”, destacou a ministra.

Policlínica

Unidades especializadas de apoio diagnóstico, as policlínicas oferecem serviços de consultas clínicas, realizadas por equipes médicas de especialidades diferentes, além da realização de exames gráficos e de imagem com fins diagnósticos e oferta de pequenos procedimentos. A Policlínica de Franco da Rocha ficará nas dependências do Complexo Hospitalar do Juquery e contará com aproximadamente 3 mil metros quadrados de área construída.

Novo PAC

O Novo PAC foi lançado em setembro de 2023, quando foram anunciados investimentos para seleções de obras e empreendimentos com participação dos estados e municípios.

Na área da saúde, o programa representará um salto na expansão da assistência à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando, nos próximos quatro anos, a universalidade de serviços essenciais na rede pública, além da retomada do investimento em políticas públicas, especialmente em obras de infraestrutura econômica, social e urbana a partir da nova versão do programa.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior/Kelly Fersan/Ministério da Saúde

Publicada em • Leia mais sobre |