Franco da Rocha recebe Prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Educação

O município foi premiado com 82,87% de atuação positiva no segmento da Educação por meio da avaliação entre os anos de 2021 a 2024

No último sábado (8), foi realizada a divulgação dos municípios vencedores do Prêmio Band Cidades Excelentes – Edição Especial Evolução, na sede do Grupo Bandeirantes, em São Paulo. Nesta quarta edição, a premiação expandiu as avaliações para todo o mandato das gestões municipais do estado de São Paulo.

Franco da Rocha foi premiada na categoria Educação – segmento cidades acima de 100 mil habitantes. Na noite do evento, a cidade foi representada pela secretária da Educação e Cultura, Iraci Teodomira da Silva, e pela diretora de Planejamento e Execução Orçamentária Soraya Cristiane da Silva Pio.

O prêmio ocorre em parceria entre o Grupo Bandeirantes e o Instituto Aquila, cujo objetivo é transformar a realidade diária dos municípios por meio de um incentivo para melhorarem os indicadores de pilares fundamentais para a administração pública, como governança, eficiência fiscal, transparência, educação, saúde, sustentabilidade, entre outros.

A gratificação é dividida pela análise de 14 indicadores por cidade: analfabetismo 15 anos ou mais; expectativa de anos de estudo; taxa de abandono anos finais ensino fundamental; taxa de abandono anos iniciais do ensino fundamental; resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) anos iniciais finais do ensino fundamental; distorção idade-série no ensino fundamental; acesso à educação infantil; adequação da formação docente; custo da ineficiência por aluno; aplicação educação-mínimo constitucional; aplicação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e aplicação no magistério e gastos com educação por aluno por ponto do Ideb.

Entre a avaliação de cada segmento, Franco da Rocha recebeu a pontuação de 82,87%.

Segundo a secretária da Educação e Cultura, Iraci Teodomira, foi gratificante estar entre as cidades com melhor atuação no setor da Educação e ter uma alta pontuação.

“Claro que ficamos felizes porque é um reconhecimento do trabalho dos últimos quatro anos. É importante destacar que não é uma avaliação apenas do ano, mas dos últimos quatro, e na educação a gente começa a acolher os resultados de um trabalho árduo, a médio e longo prazo. Dedico esse prêmio aos servidores que estão nas escolas e na secretaria, que todos os dias acordam com muita disposição para fazer o melhor para as nossas crianças”, expressou.

Em julho deste ano, será realizada a etapa nacional, em que gestores públicos do Brasil se unirão em Brasília para premiação das melhores cidades do país em cada pilar. A premiação será baseada na evolução dos indicadores ao longo do ciclo 2021/2024.

Texto: Lívia H. Magalhães – Fotos: Arquivo Secretaria da Educação e Cultura/Orlando Junior

Publicada em • Leia mais sobre