Combate ao trabalho infantil: Produções artísticas feitas por grupos atendidos pelos Cras ganham exposição na mapoteca do MAOC

As artes foram produzidas durante as oficinas organizadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Seguindo o cronograma de atividades relacionadas ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que acontece em 12 junjo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, organizou uma exposição de produções artísticas feitas por grupos atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) no Museu de Arte Osório Cesar (MAOC).

A mostra ficará disponível até 30 de junho, de terça a domingo, das 13h às 18h. O MAOC fica na av. dos Coqueiros, n° 441.

As criações foram elaboradas por grupos de todas as faixas etárias, desde crianças a idosos, durante as oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), dos grupos Brincarte e Observatório de Oportunidades, que coordenaram rodas de conversa, vídeos e outras atividades lúdicas, discutindo a temática de maneira reflexiva.

Cada uma das artes fez alusão à liberdade para que as crianças cresçam livres da exploração, com a garantia de direitos para estudar e brincar, mostrando a importância de transmitir a mensagem aos pequenos e aos adultos.

Agora, a mobilização também é repassada aos visitantes do MAOC, por meio de desenhos, cartazes, textos, poesias, colagens e pinturas do cata-vento, símbolo da luta contra o trabalho infantil, representando a sinergia e articulação necessárias para a proteção das crianças e adolescentes.

Estudantes das escolas municipais também participaram de um concurso de produções artísticas abordando o tema, com premiação para os que mais se destacaram.

Dia Mundial de Combate à Exploração do Trabalho Infantil

O dia 12 de junho foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002 (Lei nº 11.542/2007), data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho, e no Brasil.

Para realizar denúncias de situação de trabalho infantil, entre em contato no Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, ou procure uma das unidades do Conselho Tutelar, cujos telefones em Franco da Rocha são: Unidade Leste 4800-7492 | Unidade Oeste 4800-7579.

Texto: Carlos Augusto Dornelles/Luana Nascimento – Carlos Augusto Dornelles/Lívia H. Magalhães

Publicada em • Leia mais sobre