Franco da Rocha sedia a segunda etapa do CBX São Paulo Street Power

Os campeões da etapa final terão a chance de visitar Paris com a equipe da Secretaria de Esportes do Estado, para desfrutar cinco noites das Olimpíadas

Neste domingo (23), Franco da Rocha recebeu a segunda etapa do CBX São Paulo Street Power, campeonato de esportes de rua para jovens de 14 a 17 anos que levará os vencedores a Paris durante os Jogos Olímpicos. Desenvolvido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, o torneio inclui disputas pelas categorias de breaking, skate e basquete 3×3 realizadas em cinco fases ao longo do litoral, região metropolitana e capital paulista.

Veja fotos da competição.

O evento visa promover a cultura urbana através da expressão artística, criando um espaço inclusivo que envolva moradores locais, ofereça novas oportunidades e facilite a colaboração entre atletas renomados e jovens promessas do esporte.

Após passar por Mogi das Cruzes na etapa inaugural, o torneio desembarcou em Franco da Rocha, onde atletas da cidade subiram ao pódio pelas categorias de breaking e basquete 3×3.

O evento contou com a participação do secretário interino de Esportes, Aguinaldo Soares, dos vereadores Kinho Andrade e Alex Caixa e de representantes da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

Além da competição, o evento proporcionou um workshop aberto à comunidade local com uma programação voltada para elementos da cultura urbana, como oficinas de rima, dança, grafismo e skate. Na cidade, os alunos do Instituto Raízes do Futuro participaram em peso do dia de atividades. Devidamente equipados, os pequenos puderam aprender algumas manobras do skate e passos do breaking

“Muito feliz em receber esse mega evento na nossa cidade! Franco da Rocha foi muito bem aceita por toda a organização do CBX, visto que nosso parque atende todas as demandas necessárias para grandes competições como esta”, comentou o secretário interino de Esportes, Aguinaldo Soares.

Além disso, o profissional também expressou o sentimento de “dever cumprido” uma vez que as pastas de Esporte e Cultura da cidade disponibilizam aulas e treinamentos das três modalidades que fazem parte do torneio. “É um ganho para o nosso departamento, porque depois de um evento como esse, vai aumentar a quantidade de inscritos na prática esportiva pela visibilidade da competição. Isso vai impactar muito com o resultado pós-evento”.

No breaking, duas alunas das Oficinas Culturais do município subiram ao pódio. Sob os ensinamentos do arte-educador da Secretaria de Cultura, Will Bento, as b-girls Alana Petrelli e Bárbara Cavalcanti conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Treinando há um pouco mais de um ano, Alana expressou sentir um pouco de insegurança antes de competir, mas com a ajuda de seu professor e familiares, conseguiu ter um bom desempenho. “Antes e durante a batalha me deu um nervosismo, mas depois a sensação de ter participado foi muito boa e melhor ainda por ter ficado em 2° lugar”, expressou a jovem de 15 anos.

Os vencedores de cada etapa se encontrarão na final estadual, no dia 9 de julho, no Complexo Desportivo Baby Barioni, em São Paulo. Os campeões da etapa final terão a chance de visitar Paris com a equipe da Secretaria de Esportes do Estado para desfrutar cinco noites das Olimpíadas.

Confira os resultados dos atletas franco-rochenses:

Basquete Masculino 3×3 (3ª colocação):

• Gustavo Lourenço Pereira;
  • Vinicius da Silva Avelar;