Escadão da Vila Lanfranchi é 100% finalizado e já pode ser utilizado pelos moradores

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, finalizou nos últimos dias a obra de construção de duas escadarias, uma hidráulica e outra para passagem de pedestres, ambas fazendo uma ligação entre as ruas João Lanfranchi e Cuiabá, no bairro Vila Lanfranchi.

No local, havia uma viela sem condições de passagem, além da falta de captação de água da chuva, que corria pelo terreno, oferecendo riscos à estrutura.

Todas as etapas da obra já foram concluídas, desde terraplenagem, execução do baldrame e vigas, até as partes mais avançadas, como a nova caixa de captação de águas pluviais, a escadaria hidráulica que irá destinar a água de forma correta, e um novo muro de contenção feito com bambu, matéria-prima sustentável, que cresce rapidamente e pode ser cultivada no local, reduzindo a dependência de materiais de construção.

Neste momento, as equipes estão realizando a pintura da escadaria, porém. O acesso já pode ser utilizado pelos moradores com tranquilidade.

Segundo a engenheira responsável, Caroline Manoela Teles, as obras vão facilitar a locomoção de pedestres pelo bairro. “A importância da obra se dá pela mobilidade e acessibilidade. Muitas crianças dessa região foram alcançadas pelo acesso às escolas, além dos trabalhadores que utilizam a escadaria diariamente”.

Mais espaços de lazer

Graças às atividades no escadão, novos espaços entraram no projeto das equipes de obras, que também realizaram a revitalização do canteiro da av. Juscelino Kubitschek de Oliveira e a construção de uma praça na rua João Lanfranchi, na parte inferior da nova escadaria.

O espaço da Juscelino Kubitschek de Oliveira, que possui mais de 240 metros quadrados de extensão, recebeu gramado novo, retirada de entulho, passeio público e rampas de acessibilidade.

Já a praça da rua João Lanfranchi foi construída do zero, após a ação das máquinas utilizadas na execução da escada. O espaço tem 140 metros quadrados e reflete o melhor aproveitamento do terreno, criando áreas de lazer e arborização para os moradores.

Texto: Carlos Augusto Dornelles – Foto: Orlando Junior

Publicada em • Leia mais sobre |