Centro Solidário recebe o “Empreenda Rápido”, curso profissionalizante de curta duração em parceria com o SEBRAE e SENAI

Em parceria com o SEBRAE, com realização prática do SENAI, os cursos visam auxiliar franco-rochenses interessadas a se profissionalizar na área da culinária

Nesta semana, entre os dias 24 e 28 de junho, o Centro Solidário de Capacitação e Qualificação recebeu o “Empreenda Rápido”, programa de empreendedorismo, inclusão produtiva e geração de renda.

Por meio de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAI), o projeto tem como objetivo oferecer tudo o que um empreendedor precisa para regularizar e ampliar seu negócio. Neste planejamento, o empreendedor pode participar de cursos de capacitação empreendedora, qualificação técnica profissional e ter acesso aos benefícios do programa.

Em Franco da Rocha, uma das novidades que chegou às empreendedoras foi o curso de fabricação de docinhos para festa, ministrado pela professora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Gisele Mohacsi. 

As aulas, divididas em segmentos, atenderam aproximadamente 16 a 18 alunas em uma semana de ensinamentos. Nas aulas inaugurais, as empreendedoras lidaram com as apresentações teóricas, em que discutiram boas práticas dentro da cozinha, higienização e educação ambiental a partir dos fundamentos das apostilas que receberam. Em seguida, colocaram a mão na massa.

Em três dias de aulas práticas, as alunas produziram as receitas de pão de mel, quindim e brigadeiro de paçoca.

Entre uma produção e outra, Gisele conversou com suas alunas sobre individualidade e identidade dentro da cozinha, expandindo ainda mais o conhecimento dentro da culinária.  

“Nós temos as apostilas no início que servem como uma base para as etapas seguintes. A partir daí, vamos saber o que podemos criar. Conhecendo todos os insumos, margarina, gordura, açúcar e demais bases, conseguimos criar outras receitas, adaptando-as e formando nossa identidade”, expressou a profissional.

Sidineia Pontes, de 50 anos, comentou que soube do curso por meio de uma amiga que já participou de diversas aulas profissionalizantes oferecidas pelo Centro Solidário de Capacitação e Qualificação. 

Por trabalhar com seu próprio comércio, que atualmente não está em funcionamento, a empreendedora expressou estar muito animada para a conclusão do curso e que pretende aprimorar seu negócio com o que aprendeu. “Todos os professores que passaram aqui e que eu conheci são muito atentos ao que fazem. Eles são bem rigorosos e ensinam a gente da melhor forma possível. Eu vou reabrir meu comércio e com certeza irei melhorá-lo com tudo que aprendi”, comentou.

Além disso, Sidineia já se preparou para os cursos de Comida de Boteco e Corte e Costura, também oferecidos pelo Centro Solidário.

Texto: Lívia H. Magalhães – Fotos: Lívia H. Magalhães/Gabriella Moino


Publicada em • Leia mais sobre
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).