Fique atento ao Caramujo Africano, ele pode ser prejudicial a saúde de sua família

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio do seu Controle de Zoonoses, alerta a população sobre a existência e riscos de caramujos conhecidos como Caramujo Africano. Essa é uma espécie invasora, que se tornou uma praga urbana e pode transmitir doenças como meningite e verminose abdominal, além de ser um potencial criadouro de dengue, pois sua concha pode acumular água parada.

O combate a essa espécime é feito por meio de catação, utilizando luvas e colocando os animais em recipientes plásticos, com sal ou cloro puro. Após a morte do caramujo, deve-se descartá-lo no lixo comum. Esse tipo de prevenção tem que ser executada com frequência, durante o ano todo, mantendo o quintal das casas limpo, livre de lixo, pneus, móveis, madeiras e ferro velho, pois servem de abrigo e alimento para os moluscos.

As doenças também são transmitidas por meio de alimentos contaminados ou pelo contato com o muco deixado pelo caramujo adulto. Para evitar a contaminação, é importante lavar bem as frutas e hortaliças com uma colher de sobremesa de água sanitária dissolvida em um litro de água, e deixá-las imersas por 15 minutos. Nos rastros deixados pelas paredes e pisos também deve-se usar água sanitária para a limpeza.