Fumacê é utilizado no Parque Vitória em ação contra a dengue

Os serviços de combate à dengue em Franco da Rocha continuam. Na cidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde desde o começo do ano vem realizando inúmeras ações por todos os bairros, para garantir que um surto não se espalhe pelo município. E na sexta-feira (09), foi realizado um bloqueio químico no Parque Vitória, onde foi utilizada a técnica do Fumacê.

O fumacê é uma forma de combater e controlar a transmissão da dengue em que se espalha pelas ruas uma nuvem de inseticida, que elimina os mosquitos, porém a quantidade de inseticida utilizada no fumacê não causa riscos ambientais nem a saúde da população. Em Franco da Rocha o serviço foi realizado com o apoio da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen), do governo do Estado, que acompanhou a equipe de Zoonoses no trabalho.

Ao todo, 14 ruas do bairro do Parque Vitória receberam o bloqueio, entre elas estão a rua Sofia, Bruxelas, Lisboa, Francisco Casamassa, Antônio Beltrame, Pequim, Antônio Greco, Caianas e Giovani Rinaldi. No sábado, o fumacê será realizado no bairro do Jardim dos Reis.

Além disso, desde o começo do ano algumas atividades estão sendo realizadas pelo setor de Zoonozes. Campanhas educativas de orientação preventiva nos bairros, comunidades, escolas, agentes de vetores realizando visitas para bloqueio mecânico, com a eliminação de focos do mosquito, implantação da sala de situação do combate contra a dengue, envolvendo diferentes setores para analisar o cenário e buscar soluções, são algumas delas.