Franco inaugura nova estação de trens

Depois de quase quatro anos de espera, a grandiosa obra da Estação de Trens de Franco da Rocha foi inaugurada no sábado, dia 10. Orçada em cerca de 86 milhões de reais, a obra, iniciada em 2010, sofreu algumas interrupções ao longo desses anos. Um dos principais entraves era a retirada dos comerciantes que ocupavam os boxes no entorno da estação e que impossibilitavam que a obra seguisse adiante.

Diante desse panorama, os governos estadual e municipal se reuniram para uma solução mais rápida. No início de 2013, o prefeito Kiko Celeguim reuniu-se com os comerciantes que estavam instalados na área e fechou um acordo para que os prédios fossem desocupados e, dessa maneira, a obra finalmente voltasse a andar. No dia 10 de março do mesmo ano os comerciantes desocuparam os prédios, que em seguida foram demolidos, e a obra pôde ser levada adiante. E durante a inauguração da nova estação, que contou com a participação de autoridades da região e deputados estaduais e federais, o prefeito falou das parcerias para a cidade continuar avançando. “Hoje é um dia de festa e agradecimento. Estamos fazendo política no sentido de fazer parcerias, fator muito importante para uma cidade grande, complexa, e com pouco recursos. Estamos mudando paradigmas, na minha primeira semana de mandato fizemos a desapropriação para que a obra da estação pudesse prosseguir, e ganhasse a grandiosidade que está sendo entregue hoje”, afirmou.

Durante a inauguração o governador Alckmin exaltou a obra e o dia especial para a população franco-rochense. “Um dia para ficar na história. A ferrovia da cidade de Franco da Rocha ganhou uma das estações mais modernas e bonitas de São Paulo. Geralmente as ferrovias dividem a cidade, em Franco da Rocha será diferente pois existe a passarela importante para integração”, afirmou o governador lembrando que a população agora poderá atravessar a cidade em segurança pela passarela e não mais pela passagem de nível.

Logo em sua inauguração a estação passou por um teste e foi aprovada. Cleide Gomes de Almeida, 46, deficiente visual que fez serviço voluntário no projeto podotátil da estação elogiou o acesso aos deficientes. “Ficou ótimo o acesso à deficientes físicos, o piso liso próximo as curvas, facilita muito, a mobilidade ficou muita boa, assim como o acesso às escadas rolantes”.

A nova estação de trens da CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos) faz parte do plano de expansão do transporte metropolitano do governo do Estado. Além de ser maior que a antiga, conta com mais serviços para os usuários do transporte público. Agora a população conta com uma estação com acessibilidade para cadeirantes, escadas rolantes, elevadores e bicicletários.

Além da estação, novos investimentos serão realizados em Franco da Rocha

Os investimentos e parcerias entre o município, governo estadual e federal vão continuar e outras conquistas foram anunciadas durante a inauguração da nova estação. O governador comunicou a doação de uma área do Juquery para a construção de uma instituição de ensino superior, a restauração e modernização do Museu Dr. Osório César, patrimônio cultural da cidade, o início da construção de 2 piscinões graças à doação de terrenos feito pela Prefeitura, a assinatura do contrato para a construção dos terminais de ônibus leste e oeste e a entrega de um ônibus escolar com acesso para deficientes.