Programa Pró Escola renova escolas da rede municipal

O Programa Pró Escola foi lançado na cidade em setembro do ano passado. O objetivo do programa é de acabar com a burocracia existente para que sejam feitas pequenas compras para as entidades escolares, garantindo assim a autonomia das escolas municipais com relação aos gastos de manutenção com infraestrutura de suas instalações.

Hoje as escolas recebem um repasse de recursos financeiros, sendo assim, não é mais necessário fazer um ofício para que seja feito a compra e troca de uma lâmpada, por exemplo. Segundo o secretário de Educação Ricardo Costa, era muito difícil acompanhar as necessidades dos 53 prédios escolares com a velocidade necessária para identificar os problemas, e esse programa veio para facilitar e muito todo esse processo. Os recursos são repassados às escolas por meio das Associações de Pais e Mestres (APM). Fazendo também com o que pais, alunos e professores possam atuar de forma mais efetiva na melhoria das escolas

As escolas menores, com até 500 alunos receberam o valor de R$2.500 trimestrais, como é o caso da EMEB Guido Severino de Souza, na Vila Bela, a creche conta com 140 crianças, lá a diretora usou esses recursos para realizar a pintura da parte interna, salas e banheiros, com a terceira parcela, a escola pretende colocar piso na parte externa que hoje não tem acabamento. “Antes tínhamos que fazer muitas festas para arrecadar esse valor e fazer os reparos. O projeto facilitou muito a urgência deles, a escola precisa de muita coisa de imediato, e foi muito bom nesse sentido”. Disse a coordenadora da escola, Thaís Ferreira.
Já uma escola grande como a EMEB Maria Aguilar Hernandez, com 760 alunos, recebe uma parcela maior, no valor de R$4.500 trimestrais. Nesta escola foi feita a pintura da parte externa e interna, foram instalados murais e feita a manutenção elétrica e hidráulica. “Antes era tudo muito burocrático, havia licitação para a troca de lâmpadas por exemplo, hoje é mais simples. Com a terceira parte vamos começar a pintura das salas”. Disse a diretora da escola Marlene Pires.

Esta ação é a continuidade dos investimentos que a Prefeitura vem fazendo na área da educação