A Saúde em Franco da Rocha, cada dia melhor

O esforço realizado pela Prefeitura de Franco da Rocha para oferecer uma saúde de mais qualidade para a população vem demonstrando bons resultados e agradando aos munícipes que utilizam o sistema municipal de saúde.

Entre os investimentos já realizados estão a implantação de uma UPA 24 horas, adesão ao programa do Governo Federal Mais Médicos, que trouxe para a cidade 19 médicos que realizam atendimento em todas UBS (Unidade Básica de Saúde) do município, além de reformar e iniciar a construção de unidades com prédios mais modernos e adequados para o atendimento.

Se antes o atendimento realizado no Pronto Atendimento onde funciona a UPA 24 horas era motivo de reclamação e indignação da população, hoje a situação é bem diferente. “O atendimento que o meu filho e eu recebemos aqui dos médicos e dos enfermeiros foi muito bom. Foram muito prestativos e tiraram as dúvidas que eu tinha em relação ao problema do meu filho”, contou Jonathan Oliveira, que acompanha o atendimento realizado ao seu filho Bryan, de 1 ano e 7 meses, com pneumonia, na UPA infantil.

A qualidade do atendimento e a rapidez em que ele acontece e a disponibilidade dos remédios encontrados na farmácia da UPA, inaugurada em 2013, também é motivo de elogios da população franco-rochense. “Eu cheguei aqui com dores e fui atendida rapidamente e o médico que me atendeu me escutou e fez um ótimo atendimento.”, afirma Rita de Cássia Pereira, de 20 anos, moradora do Jardim Luciana. Além disso, a moradora também comemora a facilidade de encontrar o remédio que precisava. “O médico me pediu pra realizar exames, fui medicada e consegui retirar aqui na farmácia os remédios”, completou a moradora.

O diagnóstico de doenças e a realização de exames na própria UPA 24 horas também agrada a população que necessita desse serviço. Morador do Parque Pretória, Elias Ferreira que passou mal durante o trabalho algumas vezes seguidas recorreu aos serviços da UPA, foi atendido, medicado e passou por uma bateria de exames no Lab Clim, onde descobriu que tinha diabetes. “O atendimento aqui está bem melhor, eu recebi bastante atenção do médico e dos enfermeiros e o resultado do exame saiu na data certa, o atendimento aqui está bem melhor do que era antes”, afirmou Elias.

E a situação da saúde em Franco da Rocha tem tudo para continuar melhorando, uma nova UPA em um prédio novo, maior e mais adequado para realizar o atendimento está em construção onde funcionava a antiga garagem da Prefeitura, atrás do Fórum. Além disso, a UBS do centro será construída em frente a atual UPA e o município terá também Academias da Saúde que ajudam na prevenção de doenças.