COAS e GCM realizam palestras sobre prevenção a DST, e o vício em Drogas para alunos do Befama.

O COAS (Centro de Orientação e Apoio Sorológico) e o GAEP (Grupo de Ações Educativas e Preventivas), da Guarda Civil Municipal de Franco da Rocha, realizaram uma ação em conjunto, na sexta-feira (15), para alunos do Befama.

Cerca de 260 alunos, do período da manhã, tarde e noite da escola estadual, assistiram as palestras que abordam temas como as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), HIV, gravidez na adolescência e drogas.

As palestras serviram para conscientizar e orientar os jovens a respeito dos cuidados preventivos que devem ser tomados nas relações sexuais, como o uso de contraceptivos, sintomas e tratamentos de DST e também sobre vícios em drogas lícitas e ilícitas, explicando para os alunos os efeitos colaterais do uso das drogas. “A palestra foi importante para nossa reflexão, desse modismo que ilude a juventude e também auxiliar as escolas públicas no combate desses problemas” afirmou o aluno João Pedro.

Para Thaina Marinho a palestra ajuda com dificuldades enfrentadas pelos alunos fora da escola “Essa atitude (a palestra) é muito boa para abrir a mente dos colegas e auxiliar no aprendizado dos jovens que muitas vezes ficam com vergonha de falar sobre esses temas com os pais”.

Os alunos participaram ativamente das discussões dos temas e tiraram dúvidas, além de responder questões levantadas pelos palestrantes. No termino do evento, os alunos receberam gratuitamente preservativos e foram orientados a sempre que necessário procurar ajuda profissional.