Franco realiza Audiência Pública inicial de resíduos sólidos

O Núcleo de Meio Ambiente da Prefeitura de Franco da Rocha, realizou na sexta-feira (12), a Audiência Pública Inicial para tratar sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em cumprimento da responsabilidade compartilhada prevista na lei 12.305/2010 que instaura a PNRS. A reunião aconteceu na ETEC Emilio Hernandez Aguilar e teve auxílio da TRS.

Aberta aos munícipes e demais interessados, a audiência contou com os alunos do curso de Logística da ETEC. Após a audiência, a Prefeitura vai apresentar o plano em busca de aprimoramento, com base nas contribuições do público. Assim como no Plano Plurianual Participativo (PPA), que aconteceu no ano passado, os presentes foram divididos em grupos para tratar de diferentes questões dentro do assunto como por exemplo: destinação de resíduos orgânicos e destinação de pneus.

Eduardo Nunes, gestor do núcleo, levantou questões como grandes geradores (qualquer empresa que gere mais de 100 litros de resíduos por dia, é um grande gerador), e a maior dificuldade que é a destinação. O plano sugere destinação adequada dos diferentes tipos de resíduos produzidos nas residências e empresas municipais.
A elaboração dos Planos de Resíduos Sólidos pelos municípios brasileiros visa atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê a adequação dos procedimentos de licenciamento, implantação da coleta seletiva, inserção social dos catadores de materiais recicláveis e utilizáveis entre outros aspectos.