Franco fica acima da média nacional do IDEB

No dia 5 deste mês, foi divulgado o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A rede municipal de Educação de Franco da Rocha melhorou o resultado da edição anterior (2011) ficando com a média de 5.3, acima da média nacional que é de 5.2. As metas são diferentes de acordo com cada rede de ensino, porém a rede estadual obteve a mesma média da rede municipal.

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Ideb leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil. Em Franco da Rocha a Prova Brasil foi aplicada para os 5º anos da rede municipal.

Para que o município possa cumprir as metas projetadas até 2021, algumas ações estão sendo implantadas na rede municipal, como por exemplo: Adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em parceria com o Ministério da Educação; Formação Continuada aos professores da rede municipal, (hoje, mais de 600 educadores participam dos encontros de formação promovidos pela secretaria e ampliação do tempo escolar dos alunos da rede municipal, por meio do Programa Mais Educação), além da melhoria dos prédios escolares com os recursos do Programa Pró-Escola.

Atualmente, a rede conta com mais de 1300 alunos no Programa Mais Educação, com atividades culturais, esportivas e de acompanhamento pedagógico.

“Os resultados da avaliação do Ideb comprovam que os investimentos da Prefeitura de Franco da Rocha em relação à melhoria da aprendizagem dos alunos estão no caminho certo. Queremos e vamos trabalhar para um salto no desempenho de todas as escolas do município. Tenho certeza que muitas outras boas notícias virão, pois nosso trabalho é permanente.” disse o prefeito Kiko Celeguim.

A EMEB Juvenal Gomes do Monte obteve o maior índice entre todas as outras sendo 6.1, ficando acima da média municipal, nacional e acima da média projetada.