Mais Educação é sinônimo de cultura para mais de mil crianças

O programa “Mais Educação” tem a finalidade de contribuir para a melhoria da aprendizagem, com o estímulo à ampliação do tempo de permanência de crianças e adolescentes matriculados em escola pública. As escolas participantes passam a ter um turno de, no mínimo, sete horas, com refeições inclusas e atividades extras em diversas áreas de forma integrada, dinâmica e lúdica. Os alunos são submersos em um universo cultural durante o contraturno escolar.

O “Mais Educação” é um programa do Governo Federal. Atualmente, mais de 1200 crianças fazem parte do projeto na cidade. Os alunos além de aprenderam se forma dinâmica têm a oportunidade de reforçar o vínculo com a escola e com o processo de aprendizagem. No fim do ano passado, os pequenos puderam participar de atividades na Pinacoteca do Estado.
Alunos, professores, e gestores do programa puderam presenciar a exposição Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca, com cerca de 500 obras de diversas técnicas de arte brasileira colonial até os anos 30 do século XX que fazem parte do acervo permanente da Pinacoteca. A visitação foi estruturada em leituras de imagens e realizações de propostas poéticas(atividades lúdicas educativas que visam concretizar, tornando vivenciais, os conteúdos tratados nas leituras de imagem). Os nossos pequenos exploradores dos 5ºs anos logo que chegavam, lançavam uma inquietação, uma vez que muitos já haviam passado em frente ao prédio e jamais haviam imaginado que um dia seria convidado a entrar lá. Muitos sequer sabiam para que servia aquela estrutura que em sua visão de criança é tão grandiosa e luxuosa.
Mas o que chamava a atenção é como eles se apropriaram dessa experiência com muito vigor, curiosidade e desprendimento. Fizeram perguntas, lançaram observações, estabeleceram relações com experiências vividas e sentidas. Mostrando como uma oportunidade bem-criada pode ser uma ação transformadora para a ampliação dos horizontes e desmistificadoras de paradigmas, que nossas crianças estão havidas para aprender.

Ao todo foram 14 escolas participantes e aproximadamente 900 alunos que com professores, estagiários e gestores formaram um total de mil participantes nas excursões que ocorreram no fim do ano passado.
As escolas participantes foram: EMEB Alceu Anzelotti, EMEB Arnaldo Guassieri, EMEB Dionysio Bovo, EMEB Donald Savazoni, EMEB José Augusto Moreira, EMEB Juvenal Gomes do Monte, EMEB Luiz Simionato, EMEB Maria Aguilar Hernadez, EMEB Ministro Paulo Renato, EMEB Ministro Sérgio Motta, EMEB Nilza Dias Mathias, EMEB Padre Egydio José Porto, Palmiro Gaborim e EMEB Paulo Cardoso de Azevedo.