Franco adere ao programa de suplementação de vitamina A

Os nossos pequenos franco-rochenses agora receberão pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, suplementação oral de megadoses de vitamina A. A ausência da vitamina é considerada uma das maiores deficiências nutricionais do país. A suplementação dela pode evitar problemas respiratórios, diarreia, desnutrição e a cegueira. O corpo humano não pode fabricar vitamina A, portanto, toda a vitamina A de que necessitamos deve vir dos alimentos ou de suplementação.

A suplementação é destina a crianças de 6 a 11 meses e de 12 a 59 meses de vida. Lembrando que, as megadoses são reforçadas a cada seis meses, até a criança completar os 59 meses de vida (4 anos e 11 meses).

A vitamina A é um micronutriente encontrado em fontes de origem animal (fígado, gema de ovo e leite) e vegetal (vegetais folhosos verdes, como espinafre, couve, e mostarda, vegetais amarelos (como abóbora e cenoura) e frutas amarelo-alaranjadas (como manga, caju, goiaba, mamão e caqui), além de óleos e frutas oleaginosas (dendê e pequi).

As mães interessadas devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.