Primeira reunião do Conselho do Consórcio Intermunicipal dos Municípios – CIMBAJU – é realizado em Franco da Rocha

A cidade de Franco da Rocha sediou na manhã desta segunda (21) a 1ª Reunião do Conselho Consultivo da Sub-Região Norte que integra o CIMBAJU – Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri. O encontro foi realizado no Centro Cultural Newton Gomes de Sá.

Na ocasião, foi apresentado o cronograma de trabalho para a construção do Estatuto da Metrópole e do PDUI – Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado. O PDUI é um documento que vai determinar diretrizes de desenvolvimento para os cinco municípios que compõem o Consórcio: Franco da Rocha, Caieiras, Cajamar, Francisco Morato e Mairiporã. “É um prazer enorme ver o primeiro desse evento acontecer em Franco da Rocha, que comparando o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) com os outros da região é bem baixo. No entanto, o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado é fundamental para garantir o nosso desenvolvimento”, iniciou Kiko Celeguim na abertura.

Kiko destacou o problema viário como prioritário para o avanço dos trabalhos e chamou a atenção para a importância de o governo do estado estar presente nas políticas públicas de desenvolvimento. “Gostaria de deixar uma sugestão aqui, que é um caso específico de Franco da Rocha e deve ser problema para as outras regiões metropolitanas. Para o nosso desenvolvimento, é fundamental o papel do governo do estado, porque ele é dono de um terço de todo território da cidade. É necessário que ele ceda essa parte para a cidade para ser feito trabalhos na saúde e educação. Nós temos planos para tornar uma área do estado em uma universidade, mas acho isso precisa constar no Plano de Desenvolvimento para que, nas próximas décadas, o estado coordene de maneira que gere desenvolvimento local para a região”, afirmou o prefeito.

Para o secretário Executivo do Conselho de Orientação do Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento), Widerson Tadeu Anzelotti, a integração dos municípios é o aspecto que ele ressalta para o avanço do Plano. “É muito importante porque estão aqui representadas todas as cidades da região, através de seus prefeitos, da sociedade civil, vereadores, dos conselheiros regionais e também a Prefeitura de São Paulo, em plena parceria com o governo do Estado, para desenvolver esses planos”.

Também participaram do encontro os prefeitos de Caieiras, Roberto Hamamoto; Mairiporã, Marcio Cavalcante Pampuri e de Francisco Morato, Marcelo Cecchettini; o chefe de Departamento de Planejamento de Cajamar, Rogério Splendore; o secretário de Relações Internacionais e Federativa da prefeitura de São Paulo, Vicente Trevas e o coordenador de Assuntos Metropolitanos, Joaquim Bastos e, por fim, o chefe de Planejamento da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), Fernando Chucre.