Kiko visita a EMEB Luiz Simionato para participar da exposição “Encontro das Lendas”

A EMEB Luiz Simionato abriu as portas no sábado (24) para a exposição “Encontro das Lendas”, resultado do trabalho de pesquisa que os alunos do quinto período realizaram sob a supervisão das professoras Julia Helena, Adriana Lima e Luisa Leidi. Segundo Julia, o projeto nasceu a partir de dois cursos: um oferecido pela Secretaria de Educação, sobre Lendas e Mitos, e o outro pela revista Ciência Hoje da Criança, sobre peixe-boi. “Decidimos unir os dois projetos e formar essa grande festa”, conta.

Nos cartazes e nas peças artesanais, estavam no evento a mula sem cabeça, o saci, o bumba meu boi, a sereia. Houve apresentação teatral, de dança e comidas produzidos pelos integrantes da escola.

As professoras quiseram não só resgatar entre os jovens, as lendas, folclores, culinárias e até as ervas medicinais da cultura brasileira, mas trazer para as crianças daqui realidades que estão distantes, lá no Amazonas, em Pernambuco e outros cantos além do sudeste. “Os alunos se empenharam em fazer parte de algo que eles não conheciam a fundo e todos os educadores se empenharam para que fosse marcado um trabalho de cultura para Franco da Rocha”, comemora Julia.

No evento, teve também ações para chamar a atenção dos participantes sobre as espécies da fauna que estão correndo risco de extinção, como o peixe-boi. Quem concordava com essa causa, deixava a sua digital colorida no cartaz que ilustrava o animal.

O prefeito Kiko caminhou pela exposição, experimentou chá de erva-cidreira, e assistiu a apresentação de dança pernambucana. No final degustou um copo de mugunzá (nordeste) ou canjica (sudeste). “Trabalhar a questão do folclore nacional com as crianças vai despertar o valor da nossa cultura para o resto da vida deles”, disse Kiko.