No dia Mundial do Judô, Franco da Rocha mostra a importância do esporte para a cidade

O judô é uma arte marcial esportiva, criado no Japão em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano com o objetivo de formar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e a mente do praticante. Esta modalidade chegou ao Brasil no ano de 1922, no período da imigração japonesa.

Nesta quarta-feira, 28 de Outubro, é comemorado o Dia Mundial do Judô e, em Franco da Rocha, a história desse esporte tem ganhado grandes proporções, com as diversas conquistas que vem acontecendo no município.

A Secretaria Adjunta de Esporte dedica tempo para encontrar e preparar jovens promissores, que podem assim levar o nome da nossa cidade para o Brasil e o mundo.

Atualmente, Franco conta com três polos de judô: no Centro Social Urbano (CSU), com o sensei Maurício Santos; outro na escola Dom Macário, com a Sensei Daniela de Jesus; e mais um na Vila Josefina, com a Sensei Lilian Dias.

Todos esses polos são filiados à Federação Paulista de Judô e competem representando Franco da Rocha que participa, em média, de 30 torneios por ano.

São mais de 300 alunos cadastrados nesta modalidade esportiva, que é considerada a maior turma da história de Franco, o que faz com que talentos sejam descobertos em busca do sucesso tanto para o atleta, quanto para a cidade.

A judoca Gabriela Mantena, um dos nossos destaques, se tornou campeã Sul-Americana Estudantil no ano de 2014 e, após receber o prêmio de destaque do ano, ganhou uma bolsa de estudos para treinar junto à academia de judô de São Bernardo do Campo.

O programa de judô para o grupo da Melhor Idade, que oferece aulas para munícipes idosos, também registrou uma grande marca no judô franco-rochense no ano anterior. O destaque aconteceu em uma competição fora do país, na Espanha, com o atleta de Franco da Rocha, Carlos Roberto Peres, de 60 anos, que disputou o Campeonato Mundial Master de Judô, em Málaga, na categoria M5 meio leve, com atletas pesando até 66 kg. Peres não conseguiu subir no pódio da competição, mas foi o primeiro atleta dessa modalidade a participar de uma competição mundial representando o município.

Promessas
Neste ano, as promessas não param de aparecer, uma vez que dois judocas mirins estão se destacando com conquistas e marcas incríveis nas competições estaduais e nacionais.

Luiz Fernando, o Negão, como é chamado pelos senseis, morador do bairro Jardim União, tem apenas 13 anos e já possui currículo de judoca veterano. Soma dois títulos Sul-Brasileiros, pódios, entre outras conquistas, além de ser o melhor atleta da categoria pesado, Sub-15, do estado de São Paulo.

A sensei Dani de Jesus, declarou a importância do esporte para a cidade de Franco da Rocha. “Além de formar atletas campões, nossa intenção é formar cidadãos, tirando crianças das ruas, rendendo bons frutos para nossa cidade futuramente e isso é gratificante”, ressaltou.

Pedras lapidadas
A grande promessa feminina é Gabrielly Ferreira, de 8 anos, moradora da Vila Josefina, que entrou para o Judô por um acaso.

Ela tinha o interesse de lutar boxe, mas ao ir comprar pão com seu pai, em um dia comum, viu a aula do grupo de treino na Vila Josefina. O Pai aproveitou a ocasião para conversar com o sensei Maurício Santos e imediatamente a menina ingressou na modalidade.

Os resultados de uma grande campeã vieram logo em seguida e, com dois anos de treinamento, já pôde representar Franco da Rocha em 26 torneios, subindo ao pódio em todas as participações.

Das conquistas, obteve uma medalha de bronze, duas pratas e 23 ouros. O último e maior título foi no último dia 17, ao conquistar o Campeonato Paulista de Judô de maneira invicta, na categoria médio do Sub-09.

A menina de oito anos se tornou a atleta mais jovem da cidade a conquistar o Campeonato Paulista e não pretende parar por aí. Assim como todo atleta, a pequena tem o sonho de disputar as olimpíadas, não só representando Franco da Rocha, mas sim, o Brasil.

O dedicado judoca Marinaldo Andrade é outro exemplo de atleta campeão que representa muito bem o município todas as vezes que sobe ao pódio. Jovem, de apenas 22 anos, Marinaldo já conquistou títulos expressivos na modalidade, como o Estadual de Judô, Campeonato Paulista por faixas e foi medalha de ouro nos Jogos Regionais de Taubaté, título mais recente do atleta.

(Texto: Jorge Henrique)