De forma surpreendente, caminhoneiro responde carta de aluna da EMEB Padre Egydio

Escrever cartas não é algo rotineiro e não faz mais parte do nosso dia a dia. Mas para I.B.S. Felix, aluna do 4º ano da EMEB Padre Egydio Jose Porto, o ato de escrever uma cartinha aconteceu graças a iniciativa do programa “Estrada para a Cidadania”. E a sua correspondência foi entregue a um caminhoneiro.

No conteúdo da carta era possível perceber a preocupação da menina com o motorista, pedindo que ele tivesse precauções e que dirigisse com segurança, respeitando as sinalizações de trânsito.

Entre os muitos condutores que receberam as diversas cartinhas escritas por alunos desta escola e da EMEB Donald Savazoni, o caminhoneiro Jair Mendes foi o que ficou surpreso com a preocupação dos jovens munícipes franco-rochense. De forma carinhosa, e também surpreendente, respondeu:

“Quero que saiba que recebi a sua mensagem em uma praça de pedágio, não me recordo qual foi a praça, mas sou motorista carreteiro e sabe que eu quase não uso o cinto de segurança, mas depois de ver sua mensagem vi que alguém além de minha família também se preocupa com os motoristas em geral, então, já comecei a usar e sempre que for viajar me lembrarei de você e de sua mensagem. DEUS te abençoe sempre e estude muito para alcançar seus objetivos.

Um grande abraço!”

Segundo a professora Valdinéia Garcia de Araujo Pinheiro, que orientou a sua turma no projeto, a resposta pegou todos de surpresa. “Foi possível ver o brilho no olhar em cada criança, eles ficaram muito entusiasmados ao saber que o motorista respondeu. Isso foi um reconhecimento do trabalho”, comentou.

A INICIATIVA
Em setembro, alunos das EMEB´s Padre Egydio e Donald Savazoni participaram do programa “Estrada para a Cidadania” em que tinham de escrever uma carta alertando os motoristas sobre a responsabilidade na direção de um automóvel. Parte da equipe foi para ao km 56, da Rodovia dos Bandeirantes, para entregar aleatoriamente aos condutores que passavam pelo local o que produziram além de folhetos com mensagens de conscientização.

MAIS SOBRE O PROGRAMA
O “Estrada para a Cidadania” é desenvolvido pelo Grupo CCR AutoBAn e conta com o apoio da prefeitura de Franco da Rocha e da Secretaria de Educação.

O programa abrange as cidades em que há atuação das concessionárias do Grupo CCR e tem por objetivo difundir entre os alunos do quarto e quinto ano, das redes públicas de ensino fundamental, informações relacionadas ao meio ambiente, segurança no trânsito e cidadania, além de contar com um material didático exclusivo que busca englobar temas de diversas disciplinas.

(Texto: Ewerton Geniseli e Lucas Cardoso – Foto: Orlando Junior)