Tênis de mesa se desenvolve aos poucos em Franco da Rocha

Em Franco da Rocha, o esporte conta com cerca de trinta praticantes, onde dez são de nível de competição. Em julho desse ano, a equipe conquistou o quarto lugar nos Jogos Regionais de Taubaté, na categoria feminina de dupla.

A prática do tênis de mesa exige uma combinação entre raciocínio e rapidez, auxilia no aprendizado do trabalho em equipe e nas interações sociais, além de proporcionar o desenvolvimento das capacidades físicas. A bola de tênis de mesa pode atingir em uma partida, até 200 quilômetros por hora.

Para o professor e técnico da equipe, Ronaldo Poltronieri o tênis de mesa é uma modalidade de prática prazerosa, fácil de aprender, que pode ser jogado por pessoas de qualquer idade, além de ajudar na qualidade de vida.

Como exemplo, o sr. Marco Antônio Palvarine, aposentado de 69 anos, comentou sobre como o tênis de mesa melhorou sua vida. “Tive uma vida sedentária durante 55 anos e, no ano passado, descobri que estava com diabetes tipo dois, provocada pela alimentação desregrada e sedentarismo. Como antigamente jogava por hobby, decidi praticar novamente o pingue-pongue”.

Além da diversão, a prática do esporte ajudou no controle da diabetes, “minha glicose no sangue voltou ao normal e perdi peso. Está sendo muito bom para mim praticar essa modalidade”, destacou.

A prefeitura, por meio Diretoria de Esportes, busca através de investimentos na construção e reforma das praças de esporte da cidade, desenvolver e dar maior visibilidade a modalidade na região e assim atrair mais atletas que poderão contar com mais locais de treinamento, opções de horários e equipamentos, e dessa maneira tornar popular em Franco da Rocha um esporte que é praticado no país todo.

Os interessados em participar da modalidade devem comparecer no CSU, localizado na rua Nelson Rodrigue, 101, Centro, e levar duas fotos 3×4, comprovante de residência, atestado de aptidão física e xerox do RG, para fazer a carteirinha. Os treinos acontecem todas as quintas-feiras das 17:30 as 19:30 no CSU.

História do Tênis de Mesa

O Tênis de Mesa, conhecido também como pingue-pongue devido ao som que a bola reproduzia ao tocar na mesa, tem seus primeiros relatos na Inglaterra, por volta da metade do século XIX.

Era praticado inicialmente por estudantes universitários, que improvisavam uma rede utilizando livros, e por militares, que de maneira rústica, utilizavam raquetes feitas de madeira, papelão ou tripa animal e bolas de borracha ou cortiça.

Começou a se popularizar por volta de 1921, ano em que foram criadas a Associação de Tênis de Mesa e a Federação Internacional de Tênis de Mesa. No ano seguinte, foi realizado na Inglaterra, o primeiro mundial dessa categoria. Em 1988 tornou-se modalidade olímpica nos jogos de Seul, na Coreia do Sul.

(Texto: Lucas Cardoso)