Noite de muita festa na formatura dos alunos que receberam aulas do GAEP

A noite da última quarta-feira (20), foi muito especial para jovens alunos do 1º ano do ensino médio, de sete escolas estaduais de Franco da Rocha, que fizeram parte do Programa de Prevenção à Violência – Força Jovem e participaram da formatura, que aconteceu no Ginásio Esportivo Paulo Rogério.

Um total de 1.160 alunos acompanharam as aulas de 40 minutos ministradas pelo Grupo de Ações Educativas e Preventivas (GAEP), da Guarda Civil Municipal (GCM), durante os meses de maio a novembro.

Presente na cerimônia, o prefeito de Franco da Rocha destacou o que esse curso trouxe de diferente para o município. “Os ensinamentos transmitidos pelos GCM´S significaram uma mudança de cultura, de encarar a questão da segurança pública, não sendo algo que se defenda as pessoas apenas com armas, mas que garanta a cidadania, conhecimento e mostre para nossa juventude que existe sim uma grande alternativa para se dar bem na vida, que é o caminho da educação, que é o respeito ao próximo e que é a cultura da paz”, afirmou.

Kiko parabenizou os formandos e ressaltou que confia no crescimento do programa. “O GAEP veio para ficar, certamente ele vai crescer e ano após ano vai poder trazer mais gente, mais adolescentes para o time do bem, para dizer que o crime não compensa. O que compensa é a gente construir cidadania com educação e informação dentro de uma cultura de paz”, comentou.

Ketlyn Aires, Coordenadora da Escola Estadual Professor José Parada, localizada no Pretória, destacou a importância desse trabalho feito com os alunos em sua escola. “O público que ensinamos tem probabilidade de cair nessas questões de drogas e violência. Pudemos perceber que após as aulas e os assuntos abordados no curso, esse tema já entrou na roda de conversa dos alunos, o que é muito importante, sendo que ele se propaga entre amigos e familiares. Esperamos trabalhar novamente esse tema no próximo ano”, contou.

A aluna P. B.S, de 15 anos, que estuda na E.E. Benedito Fagundes Marques (BEFAMA) elogiou a abordagem dos GCM´S em sala de aula. “Tratando de um assunto sério, eles apresentaram de forma bem interativa, interessante e legal. Acredito que os guardas desempenharam um excelente papel fazendo essas aulas. Eu faria de novo, é só chamar”, finalizou.

Além da presença do prefeito, prestigiaram a cerimônia o vice-prefeito Dr. Nivaldo, o Secretário de Governo, Eduardo Bueno, o Chefe de Gabinete, Marcelo Vieira, a Diretora da Defesa Civil, Elaine Terron, além do comandante Alceu Martinho e os GCM´s Dias, Conceição e Valter, que ministraram as aulas.

Escolas envolvidas:
E.E Adail Jabas Duclo
E.E Benedito Faguntes Marques (BEFAMA)
E.E Profª Isaura de Miranda Botto
E.E Profª Ivone dos Anjos
E.E Professor José Parada
E.E Profª Kátia Maria Tarifa Leme Tonelli
E.E Profª Zilton Bicudo

Veja imagens-Formatura GAEP

(Texto e fotos: Ewerton Geniseli)