Handebol em Franco da Rocha traz oportunidades para crianças

Em Franco da Rocha, a Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer tem trabalhado para fazer o Handebol crescer cada vez mais no município, e os resultados vieram, tornando-o o esporte coletivo que mais trouxe conquistas à cidade, totalizando seis classificações para os Jogos Abertos e onze medalhas em 15 anos.

A cidade conta hoje com 255 atletas, sendo 200 crianças na categoria cadete, com o professor Aguinaldo Jesus; e 55 adultos, com o professor o Marcus Machado.

O Handebol conta hoje com quatro polos de treinamento em Franco da Rocha, localizados nos bairros; Lago Azul, Parque Paulista, Jardim Luciana e Ginásio Paulo Rogério, no centro.

A cidade foi representada pelo Handebol em quatro torneios, sendo eles, Liga Paulistana, Torneio Sete Metros, Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior.

A equipe masculina se consagrou campeã em dois torneios neste ano, Torneio de Verão, Jogos Regionais e disputará junto com a equipe feminina a final do torneio Sete Metros.

Foi organizado neste ano o 3° Festival de Handebol das Escolinhas Municipais, com participação do Goleiro da Seleção Brasileira de Handebol e do Sport Clube Pinheiros, Marcão, prestigiando as futuras promessas desse esporte em Franco da Rocha.

O professor da equipe cadete, Aguinaldo de Jesus, declarou a importância do esporte para as crianças da cidade, “Difundir esse esporte para a cidade é uma forma de tirar crianças carentes das ruas e ajudar a encontrar talentos que muitas vezes se perdem por falta de oportunidade” Declarou.

Quem tiver interesse em participar, não somente do Handebol, mas de outras modalidades disponíveis pela Diretoria de Esporte, devem comparecer no CSU, localizado na rua Nelson Rodrigues, 101, Centro, e levar duas fotos 3×4, comprovante de residência, atestado de aptidão física e xerox do RG, para fazer a carteirinha.

A história
O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como Áustria, Suíça e Alemanha.

Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidos com o de futebol.

O Handebol surgiu no Brasil Após a 1° Grande Guerra Mundial, uma vez que um grande número de imigrantes alemães vieram para o Brasil estabelecendo-se na região sul por conta das semelhanças climáticas.

Foi em São Paulo que o esporte teve seu maior desenvolvimento, principalmente quando em 26 de fevereiro de 1940 foi fundada a Federação Paulista de Handebol, tendo como seu 1 ° Presidenta Otto Schemelling.

Dessa forma os brasileiros passaram a ter um maior contato com a cultura, tradição folclórica e por extensão as atividades recreativas e desportivas por eles praticadas, dentre os quais o então Handebol de Campo.

(Texto: Jorge Henrique Ramos)