Centro de Atendimento Psicossocial faz aniversário de um ano

Nesta sexta-feira (27) o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) de Franco da Rocha, completou um ano de inauguração da nova unidade.

O Centro chama-se Luiz Marcelo Mazarini Novaes, em homenagem ao enfermeiro que tratou diversos pacientes de franco-rochenses com complicação na Saúde Mental.

Foi feito uma festa em comemoração a esse um ano da nova unidade, e no local, um banquete foi disponibilizado com doces e salgados, também com a presença do instituto Embelleze realizando corte de cabelo e a Mary Kay maquiando a todos que se interessavam no trabalho, tudo gratuitamente.

A Gerente e Psicológa do CAPS, Ana Paula, comentou a importância do Centro para todos. “Buscamos a integração social desses atendidos, substituindo o atendimento asilar com um espaço aberto, acolhedor e solidário”.

Na festa, as pessoas atendidas tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos, recebendo uma forma de prestígio a todos que chegavam no local.

Uma apresentação musical foi feita no local com Severino Batista, de 74 anos, músico e compositor, que recebe atendimento do CAPS desde o início das atividades e homenageou o local com uma música composta por ele mesmo, onde recitou um trecho que dizia, “Aniversário de existência, esse CAPS hoje tem outra aparência…”.

Antônio Rosas Satílio, pintor desde os nove anos de idade, hoje com 52, recebe atendimento do CAPS e deixa em exposições suas obras para incentivar seus amigos a cada dia, ele comentou o quanto o CAPS ajuda em seu tratamento, “Eles cuidam muito bem de mim, sabem o que eu preciso e quando fico aqui pintando durante o dia, minha autoestima é elevada ao máximo.”

O prefeito Kiko acompanhou a comemoração e adquiriu um dos quadros de Satílio que estão em exposição e à venda no período de funcionamento do CAPS, de segunda a sexta, das 8h às 18h, na rua Armando Pinto, 105, centro.

Atualmente o CAPS atende 90 pacientes com o trabalho de sanidade mental, esse é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva, emocional ou tratamento de uma doença mental.

(Texto e Fotos: Jorge Henrique Ramos)

Veja imagens