Taekwondo: disciplina, defesa pessoal e interação social

A prefeitura de Franco da Rocha, investe cada vez mais na criação e ampliação de centros de treinamento e equipamentos, para diversas modalidades esportivas, disponíveis pela Secretaria de Adjunta de Esporte.

O Taekwondo é uma delas e conta com 80 alunos, entre 6 e 45 anos, que tem uma equipe composta por onze atletas. Essas equipes participam de competições e levam o nome do município para fora.

O principal atleta da região é Nicholas Silva Santos, de 16 anos, que participa há três na cidade e compete pelo Sub-18. Ele foi campeão da competição realizada pela Federação Paulista de Taekwondo (FPTK), em Itu, conseguiu a segunda colocação na copa Mauá e foi campeão dois anos seguidos no Bad Boy Open, em Vinhedo.

Conquistou o sétimo lugar nos Jogos Regionais de Taubaté e no último final de semana foi campeão do Campeonato Regional Paulista, pela liga nacional no Centro Esportivo Butantã. Todas as competições foram realizadas em 2015.

Outro atleta que se destaca é Victor Vinícius Teixeira da Silva, que foi vice-campeão no Sub-18 do Campeonato Regional Paulista, pela liga nacional no Centro Esportivo Butantã, no bairro do Butantã e vice-campeão nos Jogos da Amizade na Modalidade Taekwondo, em Cotia.

O técnico e Kyosanin (professor em coreano) da equipe, Josimar de Sousa Soares, falou um pouco sobre os benefícios da prática do esporte. “O Taekwondo é um esporte completo, que engloba tanto a parte de defesa pessoal quanto a parte olímpica. Ele cresce cerca de 100% a cada ano e, nos últimos tempos, tem uma divulgação e aceitação boa no Brasil. É um esporte de muita efetividade, que trabalha tanto a parte muscular quanto a cardiorrespiratória. É uma modalidade aeróbia que contribui na perda de peso, no controle da obesidade, ajuda na autoconfiança e na liberação de estresse. É um esporte olímpico que visa a melhoria da qualidade de vida do atleta, tanto na saúde, quanto como profissão. E é uma forma de promoção social”.

Para ele, o esporte tem crescido em Franco da Rocha, graças aos investimentos que trazem melhorias e dão visibilidade não somente ao Taekwondo, mas a outras modalidades; “O Taekwondo é muito recente na cidade, estamos em fase de divulgação”.

Nicholas é um dos exemplos de que o esporte pode integrar, trazer disciplina, melhorar a saúde e ser uma profissão: “O Taekwondo é um esporte que abriu grandes possibilidades para mim. Com ele ganhei saúde, autocontrole, respeito, condicionamento físico e grandes amizades, hoje não sei como seria sem ele. Minha respiração melhorou 100% e agora esqueci que tenho bronquite crônica e faz mais de dois anos que ela não ataca. Com um novo esporte em minha vida e um profissional, além de grande amigo ao meu lado, cresci muito. Passei a respeitar mais meus pais e a pensar mais em minhas atitudes, me aproximei melhor das pessoas e minha confiança aumentou”

“Tive grandes conquistas nesse esporte e hoje tenho uma mãe e um pai que estão felizes comigo, além de ter a parede cheia de medalhas. Pretendo ser um atleta e batalho no CSU (Centro Social Urbano) de Franco da Rocha. Cada dia é um degrau que subo até meu sonho, que é o ouro olímpico”.

Assim como outros tantos jovens atletas, ele busca o sonho olímpico, mas para isso é necessário dedicação e esforço, além de bons locais de treinamento e aperfeiçoamento. É por esse e outros motivos, que se faz necessário o investimento e acompanhamento, que é feito pela Diretoria de Esportes, da Prefeitura de Franco da Rocha. “Só tenho a agradecer ao CSU que disponibilizou esse esporte em seu espaço e aos profissionais que administram e cuidam de lá. Prometo trazer mais e mais conquistas para a cidade.”

Quem tiver interesse em participar, não somente do Taekwondo, mas de outras modalidades esportivas disponíveis pela Diretoria de Esporte, deve comparecer no CSU, localizado na rua Nelson Rodrigues, 101, Centro, e levar duas fotos 3×4, comprovante de residência, atestado de aptidão física e xerox do RG, para fazer a carteirinha.

Um breve histórico do esporte:
O Taekwondo é uma arte marcial que significa: caminho dos pés e das mãos, que possui princípios como outras lutas, e tem uma filosofia que prega a valorização da perseverança, autocontrole, integridade, respeito, cortesia e lealdade.

A história do surgimento da modalidade, datada de aproximadamente 2000 anos atrás, tem seus primeiros registros na Coreia.

Tornou-se uma modalidade olímpica de exibição em Seul, no ano de 1988 e, somente nos Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália, em 2000, se consolidou como esporte olímpico.

(Texto: Lucas Cardoso)