Jovens ajudam munícipes a se acostumarem com a nova sinalização

Nesta sexta-feira (4), jovens integrantes do programa “Sinal Verde” fizeram um trabalho de conscientização junto aos pedestres em frente a estação de trem. O objetivo foi o de orientar os munícipes para que atravessem na faixa e aguardem a cor verde do sinal de pedestre para continuar a travessia na rua Cavalheiro Ângelo Sestini. Os novos semáforos começaram a funcionar em novembro e muita gente ainda não se adaptou com a novidade.

Durante um momento de desatenção, Dirce Matias, de 70 anos, quase atravessou no farol vermelho. “Eu moro em Franco desde quando nasci, sempre fui acostumado a pisar na faixa e os carros pararem, mas sei que tudo é questão de tempo”. Para reforçar as orientações, os munícipes também recebem panfletos informativos. Dirce aproveitou a ação de cidadania e ressaltou a importância na educação da população para que não joguem os papéis nas ruas. “Se estiver sem tempo para ler, guarde na bolsa, isso não irá atrapalhar e sua cidade permanecerá limpa!”.

Os participantes do “Sinal Verde” são jovens atendidos pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) que desenvolve atividades socioeducativas. O programa é realizado em parceria com o Departamento de Trânsito de Franco da Rocha. L. B., de 15 anos, participou da ação e comentou sobre o que aprendeu realizando a tarefa, “Eu vi que nem todas as pessoas se importam com a faixa de pedestres. Já, no semáforo, elas vêm o sinal vermelho e ainda assim, atravessam, correndo o perigo de causar um acidente. Com essa ajuda aprenderão a ter uma vida mais segura no trânsito”.

Os jovens estarão no semáforo em frente a estação até o dia 31 de janeiro, em dois dias e turnos diferentes, de quarta e sexta feira, das 09h às 11h e das 14h às 16h.

Veja imagens