Futebol e Futsal Feminino: da base até as competições

Umas das modalidades mais praticadas no Brasil e no mundo é o Futebol. Seja ele de campo ou de quadra, é um dos esportes que mais atrai a atenção, tanto de homens quanto de mulheres, que tornam o amor a ele uma profissão.

Em Franco da Rocha, o Futebol e Futsal Feminino, contam com 64 alunas, onde 25 delas fazem parte das equipes principais, de ambas as categorias, que participam de competições e levam o nome da cidade.

Este ano, os times de campo e quadra competiram na primeira divisão dos jogos Regionais de Taubaté, que ocorreram em julho, contra as melhores equipes de São Paulo, e apesar de não garantirem a classificação, conseguiram experiência para as próximas competições, pois são equipes novas.

No segundo semestre, também deste ano, a equipe de campo disputou o LINAF, que é o maior campeonato de campo amador do Brasil, e conta com a participação de 64 equipes. Nele conseguiram um feito inédito ao garantir 14 pontos e se classificar para a terceira fase da competição, já que em anos anteriores só foram somados 4 pontos.

A técnica das equipes, Juliana Mojeszcyk, falou um pouco sobre a importância do esporte: “valorizo mais o esporte quanto a saúde e lazer, mas também é importante olhar para a Franco da Rocha e ver que há um bom trabalho sendo realizado, e que os desempenhos mostram evolução. Na base tenho atletas de 10 a 17 anos, e é de extrema importância acolher essas meninas para o esporte ao vê-las sem ocupação”.

Juliana ainda ressaltou que, apesar ser técnica das equipes somente há sete meses, vê um grande potencial nas atletas: “ainda não temos conquistas, mas me orgulho em poder dizer que estamos no caminho certo e que tenho grandes expectativas para o ano que vem.”

É importante destacar a relação entre o futebol e as mulheres, pois existe um paradigma social, que acaba por gerar certo preconceito, já que para muitos, essa é uma modalidade masculina. Desconstruir essa imagem é tarefa difícil, e a técnica Juliana Mojeszcyk é um dos exemplos de que esse trabalho é longo e necessário: “eu já fui atleta e passei muitas dificuldades, o futebol feminino no Brasil é amador, há uma grande discriminação ainda, nós competimos igual aos homens, porém, o reconhecimento não é o mesmo. Acho que está melhorando, mas ainda existe grande preconceito, creio que somente daqui algumas décadas melhorará”.

A prefeitura de Franco da Rocha através dos investimentos no esporte, busca atrair mais praticantes, não somente do futebol, mas das diversas modalidades que a Secretaria de Esporte oferece. Quem estiver interesse em participar, de alguma delas devem comparecer no CSU, localizado na rua Nelson Rodrigues, 101, Centro, e levar duas fotos 3×4, comprovante de residência, atestado de aptidão física e xerox do RG, para fazer a carteirinha.

(Texto: Lucas Cardoso)