Fábrica de Brinquedos: A força do aprendizado no terceiro dia de encerramento da Rede Municipal de Ensino

“A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e conhecer”, frase dita por Albert Einstein, que retrata o terceiro dia de festa na formatura de duas escolas da Rede Municipal de ensino, nesta última quarta-feira (16).

Com o tema “Fábrica de Brinquedos”, o evento tem o objetivo de mostrar a possibilidade de aprender brincando, na escola e em casa.

Os pequenos das EMEB’s, Carlos Eduardo de Souza e Florestan Fernandes, realizaram uma festa emocionante no Ginásio Paulo Rogério, com apresentações e homenagens a todos os professores e pais.

Com os alunos fantasiados de super-heróis, a canção “Eu tenho a força”, do grupo Trem da Alegria, serviu de fundo musical para a apresentação da EMEB Carlos Eduardo de Souza.Na cantoria, os pequeninos mostravam que juntos eles teriam a força para vencer, aprendendo e brincando.

Os alunos da EMEB Florestan Fernandes realizaram sua apresentação com a música “Brincadeira de Criança”, do grupo infantil Carrossel, onde recitavam o quanto é bom guardar na memória aquelas brincadeiras que trazem a paz, o amor e a esperança.

No tema Fábrica de Brinquedos, as professoras são chamadas de “Construtoras”, em uma história narrativa, onde conta com essa arte de construir brincadeiras ensinando os alunos.

A Professora da EMEB Carlos Eduardo, Graziela Romanini, de 29 anos, ressaltou o quanto foi importante ajudar a construir o futuro dessas crianças, “É maravilhoso poder participar, ver o desenvolvimento dessas crianças; ainda mais para nós que acompanhamos eles desde o berçário, então muitos que estão se formando eu vi crescer, é ótimo se despedir deles sabendo que o trabalho foi feito e que muitos vão levar um pouco do que foi aprendido.”

O prefeito Kiko saudou o trabalho feito pelos funcionários das escolas, e agradeceu a presença dos pais e responsáveis, “Quero cumprimentar toda equipe de gestoras e as equipes pedagógicas. Quero desejar boa sorte para todas crianças e também aos professores que vão trocar de turma no ano que vem, e aos pais, agradecer toda a participação e o envolvimento que vocês têm com as unidades escolares, pelas cobranças, para que possamos sempre superar os desafios.”

A equipe da Secretaria de Edução, Cultura, Esporte e Lazer, está realizando esse evento até a próxima sexta-feira (18), fazendo essa festa para mais de 3.600 munícipes.

Turma da Tarde
O Ginásio Paulo Rogério Seixas contou com a presença de 225 crianças que se formaram pelas EMEB´S Cevero de Olivieira Moraes, Jannete Tenório Assunpção, Palmiro Gaborim e Graciliano Ramos.

A Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Renata Celeguim, pediu que os pequenos munícipes continuem empenhados nos estudos. “O Brasil precisa das crianças e todos precisam estudar bastante para esse país ficar cada vez melhor. Só que não é só estudar, as crianças vão brincar bastante, pois quando brincamos também aprendemos”.

Cleide Nunes da Silva, de 33 anos, tem o filho matriculado na EMEB Cevero de Oliveira Moraes e falou sobre a primeira formatura que a criança participa. “É emocionante ver meu pequeno menino formando. O evento está muito organizado. Meus parabéns ao prefeito e a todos que participaram dessa organização. Meu filho nem dormiu direito ansioso por esse dia. Creio que todas as mães ficaram com o coração acelerado de emoção”, finalizou.

No período noturno, as EMEB´S Donald Savazoni e Professor Arnaldo Guassieri terão ao todo 280 alunos formando.

Veja as fotos

(Texto e foto: Jorge Henrique Ramos ; Colaboração: Ewerton Geniseli)