Evento sobre os cuidados às LER/DORT leva mais de 100 pessoas ao Centro Cultural

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (22), no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, o Workshop sobre Cuidados às LER/DORT.

O evento foi realizado em comemoração ao próximo dia 28, Dia Internacional de Combate ao LER/DORT. O termo LER, significa lesão por esforço repetitivo, conhecida também como distúrbio osteomusculares relacionados ao trabalho – DORT. Essas doenças são caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais.

Mais de 100 pessoas acompanharam o evento, em que foram realizadas palestras e atividades interativas, falando sobre a prevenção do esforço excessivo e repetitivo durante o trabalho e receberam, ao término um certificado de participação.

As atividades interativas ficaram por conta do “Magic Group”, que usou da mágica para dar dicas de prevenções.

Dois palestrantes passaram mais informações sobre o assunto ao público. A psicóloga Leila Lisboa Lins falou sobre o impacto das LER/DORT na saúde mental dos trabalhadores e, o fisioterapeuta Márcio Nagashima, destacou sobre os cuidados do dia a dia para evitar a doença.

Márcio comentou sobre a importância de tentar diminuir o número de trabalhadores adoecendo. “Essa palestra é uma forma de tentar fazer essa conscientização e prevenção do esforço físico não só no trabalho, mas também nos deveres do dia a dia”.

A mesa solene foi composta pelo prefeito Kiko Celeguim, a Secretária de Saúde Lorena Rodrigues, o Secretário Adjunto de Saúde Marcelo Simões, a Diretora de Vigilância da Saúde, Dione Aparecida e a Gestora do CEREST Glaucia Noçais, que falou sobre o Workshop. “Passamos aos presentes todos os cuidados necessário para evitar essas doenças. A tendência é que melhorem as praticas no dia a dia para evitarem problemas futuros”, declarou a gestora.

Veja fotos do evento

(Texto e foto: Jorge Henrique Ramos)