Definidos quem são os novos moradores

Possivelmente os novos vizinhos terão ouvido falar ou já saberão quem é Fernanda de Jesus Brito. Na tarde de domingo (28) ela estava entre os 280 convocados para participar do sorteio dos apartamentos do condomínio Varsóvia. Sentada na primeira fila, e à espera do anúncio de seu nome para tirar o envelope que indicaria bloco e andar de seu imóvel, Fernanda agitava todos ao redor e fazia gesto em sentido de oração, torcendo para que o apartamento ficasse no quarto andar. Não deu outra: seu novo endereço será Residencial Polônia, Condomínio Varsóvia, bloco M, apartamento 41 – Jardim Bandeirantes. Fernanda gritou e pulou tanto que não passou despercebida. “Olha como estou tremendo. É muita sorte”, chorou.

O Varsóvia é o primeiro entre os quatro condomínios que serão entregues até o primeiro semestre dentro do programa Minha Casa Minha Vida. No total serão 1.160 apartamentos, sendo 35 destinados aos idosos, 35 para pessoas com necessidades especiais, 545 aos moradores de áreas de risco e 545 para demanda geral.

Na sua participação, o prefeito Kiko agradeceu à população por ter acreditado no programa e, principalmente, ter acreditado que seria possível fazer um empreendimento deste porte em Franco da Rocha. “Tinha também um grande descrèdito, evidentemente, com relação a lisura do processo. E nada melhor que cada um de vocês, que acreditou na proposta, no programa do governo federal e na prefeitura para servirem de exemplo”, destacou A moradora do bairro Bela Vista, Edna Bueno Silva, bateu no peito para dizer “Eu acreditei, por isso estou aqui. Olha só, bloco M, apartamento 23”, mostrou.

Entre um sorteio e outro, a diretora de Habitação, Ana Carolina, passava algumas instruções:

Escola: “podem ficar sossegadas, porque as crianças serão matriculadas ou transferidas automaticamente para a creche e a escola que estão sendo construídas e que irão atender os filhos de vocês. A Secretaria de Educação está organizando tudo”

Transporte: “Já tem uma linha de ônibus que atende o bairro Jardim Bandeirantes. Obviamente, como vai chegar mais gente para a região, está em estudo a criação de uma outra linha e de um novo itinerário”.

Próximos passos: “Nós vamos organizar uma visita em grupo, não dá para ser todo mundo de uma vez, pra que vocês conheçam onde vão morar antes de se mudarem. Nós entraremos em contato com cada um para avisar”.

O prefeito Kiko destacou o cuidado da equipe da construtora e da prefeitura para entregar a melhorar infraestrutura aos moradores. “A creche, por exemplo, tem uma qualidade de obra que não existe em escola particular nenhuma da região. Da nossa parte, tem uma garantia que vocês vão viver em um lugar estruturado da porta pra dentro e nós vamos trabalhar forte para que seja estruturado também da porta pra fora”.

A entrega das chaves dos 280 apartamentos do condomínio Varsóvia aos proprietários vai ser feita até abril e cada morador será avisado previamente. Os demais imoveis serão entregues até o fim do primeiro semestre.

Veja as imagens do sorteio

(Texto: Selma Viana)