Munícipes dos bairros Vila Rosa, Parque Lanel, Vila Lanfranchi e Monte Verde receberam mais uma edição do Franco em Ação Transparência

Sábado (9) foi a abertura de mais uma edição de final de semana do Franco em Ação Transparência na cidade. Realizado no Parque Lanel, a ação teve como destaque o Programa de Castração, que faz a implantação de políticas públicas de controle populacional de caninos e felinos, estimada em 40.000 em Franco da Rocha.

A prioridade é atender a população de baixa renda e animais abandonados, com o objetivo de amenizar os problemas inerentes à superpopulação de animais domésticos, promovendo o equilíbrio entre saúde pública e o bem-estar animal.

Já no domingo, o segundo dia do Franco em Ação Transparência, realizado no Monte Verde, começou com a inauguração da quadra da EMEB Paulo Cardoso de Azevedo, que teve as arquibancadas reformadas, o piso readequado e recebeu a tão esperada cobertura para a prática de esportes independente das condições climáticas.

Logo depois da inauguração, na rua Amália Taramelli Corsi, onde estava sendo realizado o Franco em Ação Transparência, já era possível ver as crianças se divertindo no pula-pula, cama elástica, desenhando e pintando, no espaço destinado à Secretaria Adjunta de Cultura. Além disso, os pequenos munícipes aproveitaram para comer pipoca e algodão-doce, tudo distribuído de forma gratuita.

A criançada também recebeu aulas de grafite e brincaram fazendo arte no muro da EMEB, dando mais vida ao bairro.

Os agentes de controle de vetores também estavam nas ruas, em pontos específicos, atendendo as denúncias de focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti que podem ser feitas pelo número 4800-5597. Dois caminhões da Operação Cata-Treco recolhiam objetos que os munícipes não tinham mais interesse no Monte Verde e no Parque Lanel.

Na área de saúde, foram feitos 37 exames de papanicolau, 17 cartões do sus, 11 mamografias, 26 testes rápidos de HIV, 30 aferições de pressão arterial e 48 pessoas passaram por uma avaliação dentária.

Diversão e Arte
A música também tomou conta do evento. Durante todo o dia tocou muito sertanejo, pagode, axé, mas quase no final do evento, o rapper e franco-rochense LND invadiu o palco e agitou a galera presente. Logo depois, com um som mais leve e uma batida suave, a cantora Verônica Lyra trouxe a MPB para o público presente cantando sucessos como Por Onde Andei, de Nando Reis, e Shimbalaiê de Maria Gadú.

Leonardo Vitório, mais conhecido por LND, foi o responsável por levar o Rap aos moradores do Monte Verde. Ele analisou a ação e avaliou a participação no evento. “Antes desse evento fiz a participação no show do Emicida, no aniversário de Franco. Sou do bairro Parque Munhoz e os bairros precisam de ações como essas, pois alguns são muito carentes. Moro em Franco desde quando nasci, tenho 21 anos e nunca tinha visto algo tão bacana como esse feito pela prefeitura”, afirmou.

Ao final do evento, a criançada voltou a se divertir com aula de zumba onde dançaram os hits do verão como Metralhadora, da Banda Vingadora e Bang, da Anitta, entre outras músicas de eletrônica que invadiram o bairro.

As famílias compareceram em peso. Aparecida Joaquina, de 33 anos, levou a filha para se divertir. A mãe viu a pequena pintando e desenhando e falou sobre a importância de atividades como essas nos bairros. “Fiquei sabendo pela escola que teria a inauguração da quadra e depois esse evento, que é bem bacana. Soube que essa ação estava acontecendo e não via hora dela chegar no meu bairro, pois as crianças aproveitam bem, tem muitas atividades de recreação. É gostoso ver os filhos se divertirem, ainda mais de forma gratuita”, disse.

O prefeito Kiko Celeguim, marcou presença no evento e ficou na tenda “Fale com o Prefeito”, logo depois da inauguração da quadra.

Na sequência, aconteceu a Plenária, que foi realizada no pátio da EMEB Paulo Cardoso de Azevedo e que contou com aproximadamente 50 munícipes discutindo diversas questões nos bairros. As mais citadas na ocasião sendo nas áreas de saúde e iluminação pública.

(Texto: Ewerton Geniseli e Jorge Henrique – Foto: Ewerton Geniseli)

Curta imagens do Franco em Ação no Parque Lanel /Lanfranchi e Vila Rosa

Curta imagens do Franco em Ação no Monte Verde